Nesta quarta-feira, dia em que se comemora o nascimento do Menino Jesus, a coluna entrevista Xuxa Meneghel. Mas quem está na entrevista a seguir não é a apresentadora que emociona adultos e crianças por onde passa. É a cidadã que, há 24 anos, criou a Fundação Xuxa Meneghel para suprir as necessidades de crianças e adolescentes carentes. Mantida pela própria Xuxa com a ajuda de parceiros, a instituição hoje atende cerca de duas mil pessoas por mês. "Quando encontro jovens que foram da fundação e hoje estão trabalhando, sustentando e ajudando as suas famílias, eu os abraço e sinto uma felicidade enorme", diz Xuxa.
De onde surgiu a ideia de fazer a Fundação Xuxa Meneghel?
Tudo isso começou com um sonho meu. Uma vez, fui participar de um evento na Pavuna, na Zona Norte do Rio, e uma senhora me convidou para conhecer a casa dela. Quando cheguei lá, vi que ela tomava conta de 80 crianças. Saí dali pensando: 'Puxa, uma pessoa praticamente sem recurso nenhum consegue tomar conta de tantas crianças! Se ela pode, eu também posso e devo fazer.' Foi ali que tudo começou.
Quantas pessoas são atendidas atualmente na fundação?
Cerca de duas mil pessoas são atendidas por mês, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos. E, através das campanhas nacionais, a fundação beneficia milhões de crianças e adolescentes por todo o Brasil.
São 24 anos atendendo crianças e adolescentes. Que história de vida mais te emocionou?
São muitas histórias de vida! Quando encontro jovens que foram da fundação e hoje estão trabalhando, sustentando e ajudando as suas famílias, eu os abraço e sinto uma felicidade enorme. Vejo um sonho que cresceu, se multiplicou e hoje atende a milhares de pessoas, dando oportunidade a quem não tinha nada. Com elas, aprendi o melhor. As crianças são felizes e sabem dar mais do que receber!
Quando o adolescente completa 18 anos ele é obrigado a sair?
Não. Funciona assim: as crianças da educação infantil são atendidas em horário integral, e as de 6 a 17 anos, em horário complementar ao da escola. Depois, jovens e adultos podem continuar fazendo os projetos e cursos profissionalizantes da Fundação.
Por que fazer a fundação em Guaratiba?
Porque Guaratiba tem um dos piores índices de desenvolvimento humano do município.
Quais são as maiores dificuldades das pessoas atendidas pela fundação?
Primeiro, a equipe da fundação faz uma seleção e avalia quem mais precisa ser atendido. As prioridades são: violência dentro de casa, drogas, doença e pobreza. As entrevistas e visitas são as principais formas de avaliação.
Como a fundação é mantida?
A fundação é mantida por mim e por parceiros que acreditam no meu sonho e tornam realidade o sonho de tantas outras pessoas.
Como é comemorado o Natal na fundação?
Desde 2009, começamos comemorando com o show 'Natal Mágico'. Muitas crianças e adolescentes da fundação participam do elenco do show e outras vão para assistir com as famílias. Além disso, todos os anos realizamos uma festa de Natal com apresentações de temas e projetos que as crianças trabalharam durante o ano, além de muita brincadeira, uma deliciosa ceia de Natal e muitos presentes.
O que as crianças e adolescentes atendidos fazem na Fundação Xuxa Meneghel? Como é a rotina deles?
A fundação realiza ações em setores como Educação & Cidadania, Saúde, Nutrição & Agroecologia, Família & Comunidade, Arte & Cultura, Esporte & Lazer e Comunicação & Tecnologia. As atividades incluem ações de intervenção precoce (primeira infância), educação pré-escolar, práticas corporais, oficina de cidadania, grupo de adolescentes, jogos populares, oficina de história, leitura, números e novos valores. Também temos aulas de informática, apoio à aprendizagem, oficina de movimento, artes visuais, hip hop, percussão, teatro, ginástica de trampolim, capoeira e jiu-jítsu, além de educação alimentar e fonoaudiólogos.
Com que frequência você visita a Fundação?
Sempre que posso.
Quantos profissionais cuidam dessas crianças e adolescentes? Existem voluntários?
O trabalho da instituição está organizado em quatro programas distintos: Programa de Ações Socioeducativas; Programa de Atendimento Integrado; Programa de Redes e Incidência Política; e Programa de Parcerias Institucionais. Para sua realização, a fundação conta com cerca de 40 funcionários especializados e voluntários. Em grande parte, eles são selecionados na comunidade, com preferência para os jovens que frequentaram projetos ou cursos de capacitação profissional.
Quais são as maiores dificuldades encontradas pela Fundação?
É um sonho muito grande, com necessidades que aumentam a cada dia e, por isso, precisamos sempre de contribuições. O dia a dia traz alguns desafios, mas faz parte do processo. Com a ajuda dos parceiros, voluntários e de toda a equipe da Fundação Xuxa Meneghel, as realizações sempre superam as dificuldades.
Original Article: http://blogs.odia.ig.com.br/leodias/2013/12/24/xuxa-as-criancas-sabem-dar-mais-do-que-receber/


Nenhum comentário:
Postar um comentário