
No sábado de manhã, dia 31, Morgan E. Geyser e Anissa E. Weirr, duas jovens de apenas 12 anos, esfaquearam sua amiga, também de 12 anos. As meninas a convidaram para dormir na casa de uma delas na sexta à noite, a levaram até uma floresta próxima no dia seguinte e fizeram o ataque. Foram 19 golpes. A menina foi encontrada por um ciclista, não morreu e está em estado estável.
Uma história macabra, ainda mais levando em consideração a explicação das garotas. Uma delas disse à polícia que o ataque foi premeditado há meses — e o motivo seria um monstro, chamado Slender Man, uma lenda popular na internet. Elas disseram que conversavam com ele telepaticamente e haviam tentado matar a amiga para agradá-lo.
Segundo relatos, antes do ataque as garotas estavam lendo uma história de fan fiction do Slender Man. As meninas serão julgadas como adultos e, se condenadas, podem pegar 60 anos de cadeia.
Quem é Slender Man?
O Slender Man é uma lenda popular na internet, daquelas meio macabras e que não tem muito sentido. É um monstro, com aparência um pouco humana — mas sem rosto e normalmente relatado com pernas e braços compridos. Segundo a lenda, quem o encontra fica louco e perde a memória.

Slender Man é tipo uma "loira do banheiro" moderna. O monstro ficou famoso, tem até jogo baseado em sua história e virou um meme da internet. Vários canais do YouTube tem vídeos que falam sobre ele, incluindo um canal que vai virar um filme — com o diretor de "Atividade Paranormal" ligado à produção.
Segundo o BuzzFeed, quem deu vida ao Slender Man foi Eric Knudsen, em um post no blog Something Awful, em 2009. Ele postou duas fotos e inventou um caso de um fotógrafo desaparecido por ter visto o monstro. O caso fez até o blog soltar uma nota falando "Por favor não matem ninguém. O Slender Man não é real".

Qual a conclusão dessa história?
A internet tá aí pra todo mundo ver. Lendas urbanas sempre irão existir e a web só vai ajudar a espalhá-las. É complicado estabelecer até que ponto a história de Slender Man pode ser considerada o estopim para a tentativa de assassinato. Se as garotas foram influenciadas por uma lenda da internet, poderiam ter sido influenciadas por muitas outras coisas.
Do mesmo jeito que não devemos culpar jogos violentos por casos de tiroteios e tudo mais, não podemos falar que o tal Slender Man é o culpado. A internet é uma fonte de conteúdo de todos os tipos e influências negativas e histórias aterrorizantes tem por todo lugar — e nem assim vimos vários casos desses.
O fato que comprova que o monstro é um motivador, mas não o motivo, é a reação das garotas após o ataque. Relatos dizem que elas não se sentiram culpadas depois. Uma verdadeira história de terror.
Além disso, o caso mostra a força do meme. Ele é encarado como besteirol de jovens na internet e ignoramos que é influenciador de comportamento, pois o meme tem um forte apelo identitário. Eles são uma fonte de informação e conteúdo assim como qualquer outro tipo de mídia e ainda não são considerados como tal.
The post Como um meme motivou uma tentativa de assassinato appeared first on youPIX.
Original Article: http://www.youpix.com.br/comportamento/meme-assassinato-slender-man/
Nenhum comentário:
Postar um comentário