quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Como um cara usou os anúncios do Facebook pra fazer a melhor pegadinha da história

Como um cara usou os anúncios do Facebook pra fazer a melhor pegadinha da história
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Tá, você pode até duvidar do conceito de "melhor pegadinha da história" que eu coloquei no título, mas depois de ler o caso a seguir, você vai ter que concordar comigo.

Brian Swichkow é um americano que procurava um colega de quarto. Depois de um tempo na busca, ele finalmente achou alguém pra dividir o apartamento. Acontece que ele se deu muito bem com o seu colega de quarto (que não tem o nome revelado na história, então vou chamá-lo de roommate) e, com um tempo, se tornaram grandes amigos.

E o que grandes amigos fazem um com o outro? Tiram sarro, zoam, enfim, fazem o que se espera de uma verdadeira amizade. O roommate de Brian resolveu aplicar uma pegadinha com ele. Brian não conta direitinho o que rolou, mas ao descobrir a verdade, disse: "Muito bem jogado. Mas vai ter volta".

Assim, começa a história da pegadinha: Swichkow estava tendo sucesso em fazer testes com os anúncios do Facebook, já que ele tinha uma lista de cerca de 10 mil pessoas para criar sua audiência ao direcionar a publicidade. O resultado disso eram muitos cliques e retorno para ele. Então, pensou: "E se eu só tivesse tipo 5 pessoas em uma audiência. E se fosse só uma pessoa? Eu devia testar isso. Devia testar isso com o meu roommate".

Então, começou. Antes de tudo, Brian pegou o e-mail do seu colega de quarto e colocou em um arquivo do excel, para depois salvar o arquivo como .CSV. Depois, ele subiu esse arquivo na hora de criar uma audiência e a nomeou de "Roommate".

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Quando foi criar o próximo ad, ele escolheu a audiência que tinha salvo anteriormente. Resultado: somente o seu colega de quarto ia receber os anúncios. O objetivo aqui era promover ads específicos para o seu roommate, com coisas tão íntimas que o Facebook jamais saberia, fazendo com que ele ficasse paranoico depois de um tempo.

O primeiro anúncio foi o seguinte:

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Problema para engolir pílulas?

Não é irônico que engolir espadas é fácil e pequenas pílulas fazem você engasgar?

Tá, mas por que isso? Explicando: o roommate de Brian fazia performances engolindo espadas, mas sempre tinha dificuldade ao engolir uma pílula de remédio. E é claro que não havia como o Facebook saber disso. Foi então, que o colega de quarto começou a questioná-lo:

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"Eu acabei de ser exposto ao anúncio mais direcionado da história dos anúncios direcionados aqui no Facebook. Dizia "Acha irônico que engolir espadas é fácil, mas você engasga com pequenas pílulas?"

"Sério?"

"Sério. Eu tentei dar print mas assim que eu comecei a apertar "Command-Control-Shift", atualizou. Nunca cheguei a apertar os 3. Fiquei aqui 5 minutos esperando por novos anúncios torcendo pra que voltasse"

"Puta merda, não sei se isso é bizarro ou hilário. Você precisa tirar um print disso se aparecer de novo"

"EU SEI! O que eu queria saber é como eles direcionaram isso. Tipo, eu não tenho no meu perfil "engasga com pílulas". Curiosamente, eu fiz isso hoje chegando no hotel".

"Lol, tem certeza? Tenho certeza que existe alguma fanpage de "engasgar com pílulas" em algum lugar da web. Falando sério, você não postou sobre isso tipo um mês atrás?"

"Não tenho certeza, talvez. Eu devia mudar meu nome pra "pílulas"

"Hm, não sei como isso ia ajudar na situação…Mas com certeza ia gerar uma discussão divertida no seu mural"

Resumo: o roommate estava caindo como um patinho. Afinal, deve ser desesperador imaginar que alguém saiba segredos tão íntimos quanto esse e, ainda mais bizarro que direcionem um anúncio sobre isso. Esse era só o começo e Brian começou a ajudar na paranoia: depois que o seu colega viu a publicidade, ele resolveu parar de anunciar, pra que aquele ad nunca aparecesse de novo em sua página. Desse jeito, o seu amigo ia começar a ficar mais maluco ainda com a situação.

Se você está se perguntando pra onde direcionavam os ads, ele linkou páginas que tinham minimamente a ver com o assunto. Foi então que Swichkow continuou colocando a publicidade bem direcionada, sobre assuntos que ninguém mais sabia. Mas até que um momento ele cometeu um erro: fez um anúncio sobre uma piada interna — sem se tocar de o quão interna ela era.

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COMO?!?!?! Eu NÃO postei sobre isso! Eu só falei pra você e pra minha namorada. Ou você tá tirando com a minha cara ou o Facebook tá ouvindo todas as minhas conversas privadas pelo meu celular?

LOL, bem, não sou eu. Então ou a sua namorada precisa focar o brilhantismo de marketing dela em um tipo diferente de "trabalho da namorada" ou o Facebook tá testando uma ferramenta bizarra e assustadora. De qualquer jeito, é absolutamente hilário"

Brian conta que o seu colega acabou postando a imagem no seu mural e um monte de gente começou a tentar ajudá-lo a resolver o mistério. Pra despistar de que não era ele, postou: "Fico lisonjeado de saber que você pensa que sou capaz de algo assim, mas não sou eu. Isso é muito doido!".

Então, Brian disse que tudo isso aconteceu na época da controvérsia do Edward Snowden. Logo, o seu roommate começou a ficar mais doido ainda, pois ele achava que estava sendo observado por alguém. Imagina só, que tenso. Você começa a receber anúncios extremamente direcionados bem na época em que tá se falando sobre vigilância em todos os cantos?

Enfim, foi então que Swichkow percebeu que a brincadeira estava indo longe demais, já que viu mudanças no comportamento do colega. O seu roommate se recusava a falar ao telefone e tava ficando muito assustado com qualquer coisa. Foi então, que ele resolveu contar tudo. Afinal, essa incerteza de quem estava por trás disso tudo pode ser extremamente angustiante. Com medo pela sanidade do amigo, Brian fez um último ad:

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Hey, nome do colega"

Já sentiu como se o colega de quarto estive criando anúncios do Facebook direcionados apenas a você?

É claro que o Brian ficou se cagando de medo. Afinal, pelo o que ele disse, o seu roommate é muito inteligente e podia fazer algo pior ainda. Mas, depois de 2 dias, seu colega postou uma mensagem no Facebook e o marcou:

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"SIM! Depois de uma semana enlouquecendo tentando resolver o mistério de como eu estou recebendo anúncios tão direcionados no Facebook, o mistério está resolvido. 

Eu suspeitei — e acusei — Brian e minha namorada de fazer uma pegadinha muito bem elaborada desde o começo, mas eles fingiram muito bem e eu continuei pensando. Será que eu estava revelando mais pelo Facebook do que eu pensei (possivelmente)?. O Facebook estava, de alguma forma, ouvindo minhas conversas privadas, ao aticar o meu celular? A NSA estava me vigiando? (talvez). Eu estava num nível febril de bizarrice e tava começando a me perder. E hoje, ESSE anúncio aparece.

Bem jogado meus amigos. Muito, muito bem jogado. Parabéns pra você!"

Agora, se você planeja fazer algo do tipo, saiba que o Facebook mudou as regras dos ads. Agora não é possível promover algo para menos de 20 pessoas. O que você pode fazer é listar em um arquivo do excel o e-mail de 20 pessoas, sendo 19 mulheres e 1 homem e criar a audiência com esse arquivo. Depois, ao direcionar o anúncio, escolher essa audiência e selecionar "apenas homens", por exemplo.

GENIAL, né? Quer saber quanto custaram todas as campanhas? Apenas US$1,70. E ele disse que valeu cada centavo. Eu não falei que era a melhor pegadinha da história?

Leia a história original aqui 

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Original Article: http://youpix.virgula.uol.com.br/fun/pegadinha-anuncios-facebook/


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