Pra quem não conhece, o Google Analytics é uma ferramenta do Google para mensurar as estatísticas e audiência do seu site ou blog. Além de ser simples de se configurar e implementar, a ferramenta é totalmente gratuita. E por que ele é importante? Por que se você quer ser um profissional, vai ter que começar a monetizar o seu site ou blog, e antes de anunciar no seu site, as empresas vão querer saber qual o tamanho da sua audiência (quantos views, quantos usuários, etc) e qual o perfil dos seus leitores.
Ou seja, ter o Google Analytics é o primeiro e mais básico passo pra profissionalizar seu blog. Nós vamos ensinar como configurar sua conta e entender os dados que o Analytics fornece.
Olha só!
O que você precisará para criar uma conta?
Você precisará de um email do Gmail. Uma dica que serve tanto para empresas quanto para blogueiros: criem um email no Gmail para gerenciar apenas redes sociais e os serviços do Google, ou seja, não utilizem emails pessoais, assim vocês poderão passar o acesso tranquilamente para as pessoas que irão gerenciar essa parte.
Acesse o link "Primeiros Passos com o Google Analytics" para saber como configurar a sua conta e o seu código de acompanhamento. A ajuda do Google Analytics é muito boa e você não terá dificuldade se seguir corretamente o passo a passo.
Que tipo de dados ele te dá e porque são importantes?
Por que você deve ter o código do Google Analytics em seu site? Com essa ferramenta você poderá analisar as seguintes métricas:
- Sessões: que é a quantidade de visitas que você teve no site
- Usuários: que é a quantidade exata de leitores que visitaram o site
- Visualizações de páginas: quanto do seu conteúdo está sendo lido pela galera (isso é importante pois mostra o engajamento do leitor com o contéudo que você posta)
- Páginas/sessão: seu leitor acessa só a homepage ou também navega por outras páginas?
- Duração média da sessão: quanto tempo a pessoa fica no seu site – quanto mais melhor
- Taxa de rejeição: a pessoa entra no site, não clica em nada e sai – se for alto, demonstra que seu conteúdo não agrada
- Porcentagem de novas sessões: quantidade de novas visitas que você tem
- Além disso, você encontrará informações geográficas (localização e idiomas) dos seus leitores e sobre os dispositivos móveis que eles utilizam para acessar o seu site.
Para saber se o seu código do Google Analytics está funcionando, sugerimos utilizar a extensão do Google Chrome que se chama Tag Assistant. Se o código não estiver funcionando, a extensão irá mostrar onde está o erro.
É uma ferramenta excelente para você analisar dados e definir novas estratégias de marketing para a sua empresa ou blog.
The post Google Analytics – O que é e como criar uma conta? appeared first on youPIX.
Original Article: http://youpix.virgula.uol.com.br/biz/google-analytics-o-que-e-e-como-criar-uma-conta/
Nenhum comentário:
Postar um comentário