O artigo O que você precisa saber (e fazer) sobre as fotos vazadas das famosas na Internet faz parte do conteúdo do Byte Que Eu Gosto! - Nerd, Geek, Dicas, Cinema, Games e mais!.
A essa altura todo mundo já sabe (e já viu) as fotos de diversas celebridades, todas mulheres, que foram roubadas e espalhadas pela Internet. Algumas fotos comuns, mas muitas em situações extremamente íntimas, envolvendo sexo e nudez. Ainda é um pouco assustador perceber como apenas mulheres são fortemente afetadas por esse tipo de crime. Tanto na quantidade de vazamentos, quanto nas consequências que esses vazamentos de fotos e vídeos provocam. Ao expor a intimidade de uma mulher, na grande maioria dos casos (em geral um ex mal intencionado) o objetivo é humilhar publicamente usando uma situação extremamente normal (intimidade, sexo) como sendo algo sujo, vergonhoso. Haja culpa católica nesse país supostamente laico.
As celebridades que tiveram suas fotos divulgadas são extremamente famosas. Por serem muito conhecidas e por serem mulheres muito cobiçadas, a Internet praticamente implodiu quando nomes como Kaley Cuoco, Ariana Grande ou Jennifer Lawrence tiveram suas intimidades expostas através do roubo de dados. Eis o que você precisa saber sobre o episódio:
- A culpa não é delas. Elas tem TODO o direito de fazer o que quiser com suas vidas. Inclusive tirar fotos peladas, fazendo sexo ou o que for. O que não existe é o direito de roubar essas informações e divulgar livremente pela Internet. Se você acha que a culpa é delas que "vacilaram" tirando essas fotos, você também concorda que a culpa pelo estupro é da mulher estuprada, por se vestir de forma sensual. Pare de pensar assim, é retardado e está errado.
- Não continue espalhando as imagens. É praticamente impossível que essas imagens sumam da Internet para sempre, mas ficar espalhando é bobagem. Quem quiser ver saberá como e onde procurar. Tente imaginar se fosse alguém que você conhece passando por isso.
- Ser famosa nada tem a ver com merecer ser exposta ou não ter direitos. Elas podem ser ricas, bonitas, famosas, o que for, mas são pessoas como quaisquer outras e tem direitos como todo mundo. Elas não só podem como devem procurar reparação na justiça. Ninguém pode querer cercear o direito delas a isso pelo simples fato de serem ricas, bonitas ou famosas. Se você pensa assim, sinto pena de sua pessoa, que acha que somente dinheiro resolve tudo.
- Ninguém é puta nessa história. É triste ver até mesmo mulheres chamando as vítimas de putas, vadias ou adjetivos do mesmo tipo. Ninguém aí é puta. Além disso, puta nem xingamento é. Quem se prostitui tem seus motivos pra fazer isso, não importa quais sejam. Puta não deveria ser um termo ofensivo, mas quando é a intimidade do outro na reta, todo mundo vira católico fervoroso (mesmo que esteja se masturbando pelas imagens ou fazendo igual em casa). As pessoas se preocupam muito mais em como a sociedade vai ve-las do que com o que elas realmente são. Entenda: nenhuma delas é puta, biscate, vadia, nada disso. São apenas mulheres vivendo suas vidas (e pelo visto, se divertindo mais que você).
- Há fotos de menores expostas. Pelo menos 2 ou 3 das pessoas expostas nas imagens são menores de idade. A mais conhecida é Maisie Williams, que faz Arya Stark em Game of Thrones. Ela completou 17 anos em Abril. Não conheço as leis fora do Brasil, mas aqui elas são bem claras no que diz respeito a pedofilia e menores de idade. Pense bem no que você está fazendo se estiver armazenando ou espalhando essas imagens.
Todos os sistemas estão sujeitos a falhas. A suspeita é de que as imagens tenham sido roubadas via iCloud (o serviço de armazenamento de dados na nuvem da Apple). Todo usuário de produtos Apple tem automaticamente o iCloud disponível, mas não necessariamente ativado. A Apple soltou nota oficial dizendo que o serviço não foi o responsável pelo vazamento, e que os dados de seus usuários estão seguros. Várias investigações estão sendo feitas para descobrir como, quando, onde e quem fez isso. Nenhum sistema é 100% seguro, portanto você, como usuário, pode se proteger de algumas formas. Eis o que você deve fazer:
- Utilize senhas difíceis. Eu sei que é chato, mas senhas difíceis tornam quase impossível a invasão de uma conta utilizando o meio que provocou a quebra das senhas nesse caso. Brute Force, ou força bruta, equivale a usar programas para tentar descobrir uma senha testando todas as combinações possíveis. Quanto mais fácil for a senha, menos tempo leva para os programas adivinharem qual é. Uma senha difícil envolve letras, números, caracteres especiais e maíusculas/minúsculas. Com o poder de processamento de um PC comum, uma senha difícil pode levar milênios até ser descoberta.
- Utilize autenticação em duas etapas. A maioria dos sites e serviços já possuem um esquema de autenticação em duas etapas. Bancos, por exemplo, tem senhas, cartões de segurança numéricos que ficam em poder do cliente e tokens. Para fazer uma operação é preciso autenticar pelo menos duas etapas, inserindo senha e token, por exemplo. Portanto, mesmo que um invasor consiga uma senha, ele será barrado na segunda parte da autenticação. Observe se os serviços que você usa (o iCloud tem) possui autenticação em mais de uma etapa e ative.
- Evite ações estranhas ou emprestar seus equipamentos. Não clique onde não deve, não aceite arquivos de desconhecidos, não baixe nenhum programa sem saber a procedência, não empreste seu celular, coloque senha para desbloqueio tanto de computadores quanto de dispositivos móveis. E use senhas difíceis, conforme já disse antes. Sério, eu não estou pedindo, estou mandando. Vai lá trocar sua senha. Sim, agora. Vai logo!
Finalizando: não existe sistema 100% seguro e o usuário é o elo mais fraco na proteção das informações. Enquanto houver pessoas no processo, haverá falhas. Faça o que puder para se proteger e minimiza-las.
O artigo O que você precisa saber (e fazer) sobre as fotos vazadas das famosas na Internet faz parte do conteúdo do Byte Que Eu Gosto! - Nerd, Geek, Dicas, Cinema, Games e mais!.
Original Article: http://blog.bytequeeugosto.com.br/o-que-voce-precisa-saber-e-fazer-sobre-fotos-vazadas-das-famosas-na-internet/
Nenhum comentário:
Postar um comentário