sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Circuito do Papa - Buenos Aires

http://ift.tt/1j5SqlD

http://ift.tt/1WCBLV1





O que é: 
Buenos Aires é, desde o dia 13 de março de 2013, o berço e o amor do Papa Francisco, e por tanto, lugar privilegiado e único para conectar com a sua vida e obra. O passeio é de ônibus. O tour e as explicações do guia não se limitam somente à vida e obra do Papa. Também são contadas anedotas dos bairros e como transcorria a vida ali há vários anos. Também tem dois trajetos que se fazem a pé, um de uma hora e meia pelo bairro de Flores, e outro em Monserrat.

Trajetos e porque visitar: 

Barrio de Flores
Basílica San José de Flores: O ponto de partida e de chegada é a Basílica de San José de Flores, no centro do bairro natal do papa. Foi ali onde os vizinhos começaram a chama-lo, carinhosamente, o "Papa de Flores". A Basílica foi a igreja da família Bergoglio, que vivia a poucas quadras dali, e assistia a celebração da missa de domingo. No primeiro confessionário à esquerda aconteceu a revelação que lhe mudaria a vida. No número 531 da calle Membrillar se encontra a sua casa natal, onde viveu seus primeiros anos junto a seus pais e seus quatro irmãos menores. Além disso, se visitam, o Instituto Nuestra Señora de la Misericordia, onde cursou seus primeiros estudos; a plazoleta Herminia Brumana, onde costumava jogar quando era criança; a Escuela Pedro Antonio Cerviño, onde cursou o ensino fundamental, a Vicaría de Flores, na que foi ordenado Bispo em 1992. E finalmente a Escuela Hipólito Yrigoyen, instituição na que obteve o título de Técnico Químico.

Barrio Villa Devoto
O primeiro que se visita nesse bairro é a prisão (oi?) cárcel de Devoto, onde o então arcebispo costumava rezar missas nas quintas-feiras Santas. Uma nota do diário La Nación, de 1999, conta como em uma quinta-feira Santa realizou a missa:

"celebró la misa para los internos, lavó sus pies y estuvo dos horas y media con ellos. Hubo que convencerlo de que no se tomara el colectivo de vuelta y se volviera en auto con la redacción" (La Nación, sic) 
Tradução: rezou a missa para os internos, lavou seus pés e esteve duas horas e meia com eles. Tivemos que convencê-lo de que não toma-se o ônibus de volta e voltasse no carro com a redação da matéria.  

Seminario Metropolitano de Buenos Aires: Ali decidiu ser jesuíta, quando tinha apenas 22 anos. O primeiro Papa jesuíta na história, uma ordem das mais preparadas e modernas. 
La Virgen que "desata los nudos": a imagem da Virgen Desatanudos foi trazida da Alemanha nos 80 por iniciativa dele e se converteu em uma das devoções mais populares da cidade. No dia  8 de cada mês é visitada por milhares de peregrinos que chegam de distintos bairros e cidades. São inumeráveis os testemunhos de graças recebidas através de Maria, sob esta devoção. Os que a visitem pela primeira vez podem fazer três pedidos.

Barrio San Nicolás
Plaza Estado del Vaticano: foi inaugurada em 2012, em homenagem ao Estado o Papa Francisco é a máxima autoridade. Uma particularidade é que debaixo dela se encontram localizadas as oficinas subterrâneas do primeiro coliseu argentino.
A Catedral Metropolitana: ali Bergoglio rezou missas durante mais de 20 anos e foi declarada Monumento Histórico Nacional.  
Arzobispado de Buenos Aires: foi seu lugar de residência até sua designação como Papa.  
Colegio y Universidad del Salvador: foi professor de Literatura e Psicologia nos anos sessenta no Colégio e responsável pela Universidade fundada pela Compañía de Jes´su até 1975.

Monserrat
Colegio Sagrado Corazón:ali passou seus últimos anos a serva de Deus Martha Pereyra Iraola cujo funeral assistiu Bergoglio, quem anos mais tarde iniciou o processo para sua beatificação e canonização.
Club Atlético San Lorenzo de Almagro, instituição desportiva da que o Papa Francisco é seguidor.
Basílica de San Carlos y María Auxiliadora, dia 25 de dezembro de 1936, Jorge Bergoglio ali recebeu o batismo.

Onde fica: Ponto de partida e chegada: Basílica San José de Flores, Av. Rivadavia 6950.

Dias e horários: Sábados, domingos e feriados às 9:00 e às 15:00h. Duração aproximada 3hs.

Preço: é gratuito mas tem que fazer reserva.

Mais informações: Circuito Papal

Número de pessoas limitado, inscrição por e-mail: circuitopapal@buenosaires.gob.ar.
Não se suspende por chuva. Consultas telefônicas ao (54 11) 4121 6627.

Dados de acessibilidade por tipo de necessidade

Intelectual e/ou Psicosocial: Praticável com ajuda
Visceral: Praticável com ajuda
Hipoacusia: Praticável com ajuda
Surdez: Praticável com ajuda
Cegueira: Praticável com ajuda
Baixa Visão: Praticável com ajuda
Nanismo: Acessível

As dicas e sugestões neste artigo e artigos relacionados são apenas para fins informativos e auxiliares, e não podem ser base para qualquer reclamação contra o blog DePasseioPor.



from DePasseioPor... http://ift.tt/1Jg1o7z
via IFTTT

Nenhum comentário:

Postar um comentário