sábado, 13 de novembro de 2010

Antes do Cristo Redentor




Osama Bin Laden em Washington



Vladimir Herzog
Jornalista, professor da USP (Universidade de São Paulo) e teatrólogo, Vlado Herzog nasceu em 1937 na cidade de Osijsk, Iugoslávia. Filho de Zigmund Herzog e Zora Herzog, imigrou com os pais para o Brasil em 1942. A família saiu da Europa fugindo do nazismo.
Na noite do dia 24 de outubro de 1975, o jornalista apresentou-se na sede do DOI-CODI (Destacamento de Operações de Informações/ Centro de Operações de Defesa Interna), em São Paulo, para prestar esclarecimentos sobre suas ligações com o PCB (Partido Comunista Brasileiro). No dia seguinte, foi morto aos 38 anos.

CHACINA DA CANDELÁRIA
Por volta da meia-noite cerca de 50 crianças de rua dormiam enroladas em cobertores próximo à Igreja da Candelária, no centro do Rio de Janeiro. Nenhuma percebeu a chegada de dois Chevettes com as placas cobertas por plástico: um táxi, e o outro carro comum, ambos amarelos. Ao perceber que os meninos dormiam, um dos homens fez o sinal para que os comparsas se aproximassem. Em seguida foi o horror. Os homens começaram a atirar indiscriminadamente na direção dos menores. Enquanto muitos preferiram fugir, sete deles que dormiam sobre uma banca de jornais, preferiram ficar imóveis, e foram executados com tiros na cabeça.

.
Yvonne Bezerra de Mello (camisa branca, no meio das crianças) se tornou conhecida nacionalmente depois da chacina da Candelária, ocorrida em 23 de julho de 1993, quando oito meninos que costumavam dormir nas imediações da igreja foram assassinados. As crianças e jovens eram atendidos de maneira voluntária por ela, hoje presidente do projeto UERÊ. Neste dia, com o pedido de socorro, ela mesma conduziu mortos e feridos no seu carro, depois de uma longa espera pela chegada da polícia.


Sequestro do Ônibus 174

Curiosamente... Um Dos Sobrevividos da Chacina da Candelária, era o Sandro do Nascimento, o sequestrador do ônibus 174!

.
Na tarde do dia 12 de junho de 2000, segunda-feira, o drama se arrasta por mais de quatros horas. Durante esse tempo, Sandro desafia os policiais com discursos de ordem, dita novas mensagens de terror para serem escritas nas vidraças, diz estar possuído pelo diabo e simula a execução de Janaína. Às 18h50min, ele decide descer do ônibus, já revelando sinais de cansaço e menor agitação. À sua frente, como escudo, está a professora Geisa Firmo Gonçalves, 20 anos. A ação precipitada de um policial do Bope põe a perder o que parecia ser uma negociação exaustiva, mas de provável sucesso. Armado com uma submetralhadora, ele tenta alvejar Sandro no momento em que este saía do ônibus com a professora à frente. Tiros são disparados em direção ao seqüestrador, que cai no chão junto à refém. Sandro é imobilizado pelos policiais e levado para o camburão, e Geisa, inconsciente, é carregada até uma ambulância.



Guga campeão de um Grand Slam no tênis - Roland Garros


Militantes de esquerda que foram torturados até a morte nos porões da ditadura em nosso país. Os torturadores até hoje continuam livres pela lei da anistia, que anistiava não só quem foi torturado mas também os torturadores.




]



Tráfico de crianças









Tráfico de animais

Quanta judiação com seres que não podem se defender. É triste.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário