http://ift.tt/20j7trT
http://ift.tt/1WisByg
Quem visita a Plaza de Mayo em Buenos Aires, muitas vezes não tem ideia da quantidade de fatos históricos que aconteceram e ainda acontecem nesse lugar.
Você já ouviu falar nas Mães da Praça de Maio (Madres de la Plaza de Mayo)?
Elas são uma associação de mulheres, formada durante a ditadura militar na Argentina (1976-1983), que se reuniam na Plaza de Mayo, em Buenos Aires, inicialmente para exigir notícias de seus filhos desaparecidos durante a ditadura.
Alguns pais, considerados subversivos, tiveram seus filhos retirados de sua guarda e colocados para a adoção durante os cinco anos que durou o golpe de estado. Quando a ditadura acabou, muitos filhos estavam sob a guarda de famílias de militares.
Quando ficou estabelecido quem foram os responsáveis dos crimes de lesa humanidade e conseguiram que eles fossem responsabilizados, o movimento continuou com o que elas entendiam ser "a luta que tentaram levar a cabo os seus filhos", mediante a mesma associação, com sua própria rádio, uma universidade (UPMPM), um programa de televisão, um café literário, um plano de casas sociais e uma creche infantil.
"Alerta! Alerta! Alerta que estan vivos, todos los ideales de los desaparecidos"
Um dos símbolos do movimento era esse lencinho que elas usavam na cabeça que acabou virando uma logomarca e pode ser visto em pinturas no chão da praça de maio.
Ainda hoje, todas as quintas-feiras, às 15h30, as mães realizam manifestações nessa mesma praça, em frente à Casa Rosada, buscando manter o desaparecimento de seus filhos vivo na memória de todos os argentinos.
Para conhecer melhor o trabalho delas eu deixo aqui o site: MADRES.ORG
As dicas e sugestões neste artigo e artigos relacionados são apenas para fins informativos e auxiliares, e não podem ser base para qualquer reclamação contra o blog DePasseioPor.
from DePasseioPor... Dicas de Buenos Aires http://ift.tt/1Jg1o7z
via IFTTT
Nenhum comentário:
Postar um comentário