Amanhã estreia 'Império'. A novela, escrita por Aguinaldo Silva, vem com a missão de recuperar o horário das 21h, depois do insucesso de 'Em Família. Na entrevista a seguir, Aguinaldo conta que sua criação segue todos os preceitos de um novelão, privilegiando as tramas. "É uma história que vai se desenrolando no passar dos dias e dos capítulos, como um novelo de lã", afirma. Esta será a terceira novela seguida no horário nobre em que haverá um casal gay, vivido por José Mayer e Klebber Toledo, mas o autor faz mistério se vai rolar um beijo homossexual nos capítulos do folhetim. "Para mostrar a intensidade das cenas não precisa ter, necessariamente, um beijo", afirma. Sobre a descoberta de sua homossexualidade, Aguinaldo diz que não escondeu sua preferência por rapazes: "Nunca precisei viver no armário."
O departamento de publicidade da TV Globo prometeu ao mercado publicitário um aumento de cinco pontos de audiência com a estreia de 'Império'. Comenta-se nos corredores da Globo que será um novelão. O que é um novelão? E 'Império' se encaixa nisso?
Um novelão é uma novela que segue todos os preceitos de um folhetim, que privilegia as tramas. É uma história que vai se desenrolando no passar dos dias e dos capítulos, como um novelo de lã. Têm histórias que se desenrolam, que vão levar os personagens aos lugares que eles almejam. Esse é um novelão e acredito que 'Império' se encaixa perfeitamente neste perfil.
Pela terceira novela seguida haverá um (ou vários) casal gay. Será que mais uma vez existirá um lenga-lenga sobre beijo gay? Ou você acha que já evoluímos em relação a este assunto? O beijo gay já não é mais novidade, não é mesmo?
E para mostrar a intensidade das cenas, que é o meu objetivo, não precisa ter, necessariamente, um beijo.
É fato que Viviane Araújo teria um papel de maior destaque. Comenta-se que o diretor Rogério Gomes não aceitou o tamanho da personagem para a experiência da atriz. Você chegou a dizer que a diminuição deveu-se ao fato de que havia uma grande semelhança entre a vida de Viviane e a personagem que ela viveria, a Juju Popular. Só foi isso mesmo?
Sempre quis que a Viviane Araújo estivesse no meu elenco, porém, de fato, se ela interpretasse o papel que ficou nas mãos da Cris Vianna, a história seria muito parecida com a que ela viveu na vida real. Eu e Rogério Gomes chegamos a um consenso sobre este assunto. A Viviane está muito feliz com a oportunidade!
Em 'Lara com Z', apesar de você negar, havia uma referência à jornalista Fabiola Reipert, com a personagem Sandra Heipert. É sabido que a sua relação com a Fabíola não é das melhores. Você usa suas tramas para se 'vingar' de suas inimizades?
Não uso as minhas tramas para me vingar de ninguém. Para criar alguns dos meus personagens, me baseio em coisas que vejo, leio ou vivencio, mas isso não significa que tenha me inspirado em alguém específico.
O papel de Marina Ruy Barbosa é surpreendente e bem diferente do que a gente imagina dela. Na sua novela, ela vai interpretar a ninfeta Maria Ísis. Foi isso o que você quis mostrar? Que ela pode ser uma atriz versátil?
Sim, um dos motivos foi esse. Acredito muito no potencial da Marina, que é uma menina linda, inteligente e determinada.
Aílton Graça será uma drag queen e promete arrancar muitas risadas. Ele é a sua grande aposta no núcleo cômico?
Ele é uma das minhas grandes apostas no núcleo de Santa Teresa. Além disso, será um personagem alto-astral, muito animado e que vai render boas risadas para os telespectadores!
O personagem do José Mayer na sua novela é um gay enrustido. Você já viveu no armário?
Desde que me dei conta da minha sexualidade, nunca precisei viver no armário.
Leandra Leal é uma atriz de um talento indiscutível, mas não gosta da fama nem dos holofotes. Isso prejudica ou ajuda a divulgação do personagem?
A Leandra é uma atriz incrível, talentosíssima. Sobre a fama e os holofotes, isso deve ser consequência de um trabalho bem-feito.
O jornalista Téo é um blogueiro venenoso, gay, que atrás de um computador é a pessoa mais cruel do planeta. No seu blog, você destila seu veneno contra tudo e contra todos que pisam no seu calo. Vale ressaltar que, pessoalmente, você é uma pessoa absolutamente educada. O Teo é seu arquétipo?
O Téo tem algumas características minhas, como gostar de navegar na internet e ser um blogueiro, mas não acredito que ele seja o meu arquétipo. O Téo publica tudo o que lhe convém, mesmo que não apure todas as informações necessárias, e eu não sou assim. Se por acaso eu postar algo de forma equivocada, como já aconteceu, sou a primeira pessoa a pedir desculpas.
Você lê blogs de fofocas e afins? O que acha deles?
Sou uma pessoa que costuma ler de tudo, desde livros a sites jornalísticos e de fofocas. Acho importante estar por dentro das notícias em geral, ainda mais sendo um autor de novelas. Porém, quando estou escrevendo, procuro me distanciar um pouco de tudo, pois preciso focar a minha atenção para as tramas que estou criando. Acho que cada editoria tem a sua importância.
Você é bem-sucedido, autor recordista de sucessos… Qual é o seu ponto fraco? No que você mudaria sua vida?
Tenho alguns pontos fracos, mas prefiro não citá-los (risos). Não mudaria nada em minha vida. Sou muito feliz com tudo o que tenho.
Analisando sua carreira, percebe-se que você é um dos poucos autores que sabe exatamente o que o povão (a classe C mesmo) quer e gosta. Como pode, já que você passa boa parte do tempo na longínqua Portugal?
Não é porque passo boa parte do tempo na Europa que não sei do que a classe C gosta. Vim de uma família humilde. Nasci em Pernambuco e batalhei muito para chegar aonde cheguei. Além disso, como respondi na primeira pergunta, minhas novelas carregam as características de um verdadeiro novelão, com histórias que prendem o telespectador do início ao fim. Acho que escrever pensando nisso é o que me faz, felizmente, escrever boas tramas.
Qual a novela que o senhor não fez e que gostaria de ter escrito?
Nunca parei para pensar nisso. Só penso agora em 'Império' e nas próximas novelas que vou escrever para a Globo.
Qual das suas novelas você gostaria que esquecessem que você fez?
Nenhuma, felizmente! Gosto muito de todas as minhas histórias.
Qual ator ou atriz com quem você nunca trabalharia de novo e por quê?
Nenhum também. Gosto de todas as pessoas com quem trabalhei.
Quero agradecer imensamente a atenção. E desejar boa sorte nesta sua nova novela. Torço muito para que seja um grande sucesso. Você acha que relações interpessoais entre autores e atores e de diretores com atores podem influenciar positiva ou negativamente a novela? Algum ator pode ter mais destaque por ser 'bem relacionado'?
Muito obrigado, Leo! Acredito que as boas relações interpessoais entre a equipe são positivas em todos os sentidos e benéficas para todos. Sobre um ator ter mais destaque que outro, acho que isso pode acontecer por diversos motivos, como o personagem crescer no decorrer da trama, o público se identificar com algum personagem específico, entre outros.
Original Article: http://blogs.odia.ig.com.br/leodias/2014/07/19/nunca-precisei-viver-no-armario/
Nenhum comentário:
Postar um comentário