sábado, 19 de julho de 2014

youPIX Festival 2014: “Tô pelada na net…e agora?

youPIX Festival 2014: "Tô pelada na net…e agora?
youPIX

revenge porn-abre

No palco: Bruno Ferrari (editor da Época), Dani Arrais (jornalista e sócia da content) e Estela Machado (fundadora do For You, app pra vítimas de revenge porn)

O objetivo da mesa é debater o revenge porn, falar sobre as consequências desse ato e debater o que deve ser feito para que isso não aconteça.

São MUITOS casos (mais do que imaginamos!). E são muito traumáticos

Estela, criadora do For You, aplicativo que deve ser lançado em breve e tem como objetivo ajudar as vítimas da Revenge Porn, conta que já ajudou e presenciou muitos casos em que a menina teve fotos íntimas divulgadas. Tentativas de suicídio, traumas, mudança de cidade e muitas outras consequências foram levantadas. Ou seja, é MUITO tenso!

 

Temos uma tecnologia muito frágil em termos de privacidade

Bruno Ferrari aponta para um fator importante: a pessoa deve saber os perigos e a tecnologia que tem nas mãos.   "É muita besteira dizer que a mulher é burra por que tira fotos pelada. Fotos para incentivar o parceiro sexualmente é mais velho que andar pra trás", diz. A discussão vai além disso: é muito fácil hackear smartphones — há programas que podem até tomar controle da câmera do celular.

 

Falta de consciência do homem

Existem grupos de WhatsApp aos montes, com muitas fotos de mulheres que não queriam que aquele momento fosse divulgado. Rola uma falta de consciência e maioria dos homens que compartilha as fotos não tem ideia que o que ele faz pode estar traumatizando alguém e até matando uma pessoa.

"Dificilmente os homens param pra pensar nisso. Tanto que a maioria, quando para pra pensar, vê que tem algo errado", diz Bruno. Estela comenta que esse assunto não é levado com seriedade por ninguém: "As pessoas não tem ideia da consequência de um revenge porn", completa.

 

Punição aos homens e retirada de conteúdo

Dificilmente algum homem é punido, por que a lei é fraca e não diz coisas específicas sobre esses casos. Além disso, como não há uma regulamentação, o conteúdo não é retirado do ar — ele fica pra sempre na internet. Há um projeto para que exista uma Lei Maria da Penha Virtual, defendida pelo deputado e ex-jogador Romário, mas ela não ainda está em vigor.

 

Gap Geracional

Precisaremos de novas gerações para que entendamos o perigo da invasão da privacidade e das consequências de uma vítima de revenge porn.

Bruno conta uma história de que um homem havia sido condenado a pagar uma multa de R$ 100 mil reais para uma ex-namorada, e depois um desembargador diminuiu a multa pra R$ 5 mil, alegando que a mulher sabia que aquilo poderia ocorrer ao gravar o vídeo. Ou seja: ainda não há essa consciência.

 

Conclusão: falta conscientização — de todos os lados. Dos homens que compartilham, da lei que não pune e até das mulheres que acabam julgando outras que estiveram envolvidas no caso. Temos que entender o quão sério e esse problema e ter em mente que uma experiência dessa pode destruir uma vida inteira.

The post youPIX Festival 2014: "Tô pelada na net…e agora? appeared first on youPIX.



Original Article: http://youpix.virgula.uol.com.br/festival/youpix-festival-2014-pelada-na-net-e-agora/

Nenhum comentário:

Postar um comentário