quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

O triste porém inevitável futuro que aguarda fãs malucas do Justin Bieber

O triste porém inevitável futuro que aguarda fãs malucas do Justin Bieber
Hoje é um Bom Dia

jb

Há alguns dias, eu gravei um vlog onde me expresso sobre a recente prisão do ícone pop Justin Bieber. Não é novidade pra ninguém que o Justin Bieber, que teve origens relativamente inocentes mas que está aparentemente se "relançando" como bad boy leite com pêra, continua tendo um séquito de fãs prepubescentes apesar das inúmeras cagadas envolvendo drogas, prostitutas, e vandalismo, só pra citar as mais recentes.

É natural que garotinhas imberbes continuem venerando celebridades do mundo pop a despeito (ou talvez em função) dessas maloqueiragens. Pô. em minha adolescência eu curtia Marilyn Manson em boa parte porque ele era mó "subversivo" e tal, quem sou eu pra julgar.

(Curiosamente, descobri em tempos recentes que eu só realmente curtia os poucos singles do Manson que eram comerciais o bastante pra aparecer na MTV. Baixei a discografia dele e 90% é um pseudo industrial/experimental chatíssimo que me causou até raiva.)

Entretanto, o nível de devoção que essas garotas nutrem pelo rapaz é assustador ao mesmo tempo que dá indícios de um futuro deprimente.

Por fazer aquele vídeo — e, admito, antagonizar diretamente as fãs do rapaz no tuíter. Era um dia de folga e eu estava entediado –, fui por alguns instantes persona non grata nos círculos de acólitas do cantor canadense. Além do tipo de resposta que eu já esperava ouvir ("grandes merdas, você é só um nerd escroto e ele é milionário", "essas histórias aí são tudo mentira", e o particularmente irônico "vai estudar porque ficar fazendo vídeo pra internet é coisa de loser" — eu já estudo, e o Bieber começou sua carreira fazendo adivinha o que?), um tipo de comportamento se sobressaiu e me surpreendeu.

que bosta

Repare que eu entitulei o arquivo "que bosta.jpg" porque é a forma mais concisa de sintetizar o conteúdo dela

No screenshot acima, a garota postou 9 imagens de momentos do cantor que, por insinuação própria dela, são lamentáveis ou reprováveis. A postagem foi pra responder a crítica de que "Beliebers se acham fortes demais"; o argumento da garota é que ela é forte sim, porque aturar esse tipo de comportamento do ídolo e se manter imutável em sua admiração por ele é sinônimo de força.

Essa curiosa filosofia de inversão de valores — dispensar o senso crítico e continuar admirando alguém por mais que esta pessoa exiba sinais claros de que não é alguém que se deva admirar — é o que me dá mais pena nessas beliebers. Existe algo muito errado com a psiquê da pessoa que equivale "permanecer ao lado de alguém que dá motivos evidentes pra que que você repense sua simpatia por ela" a "virtude louvável e até mesmo motivo de soberba".

Esse tipo de comportamento deprimente é bastante comum com garotas em relacionamentos abusivos. Já tive amigas próximas que eram abusadas verbalmente e até mesmo fisicamente por namorados — em uma ocasião, o sujeito tirou onda porque a menina começou a chorar no meio de uma briga, tomou o lenço de papel dela e tentou enfiar na boca da coitada — e eu reparava nelas esta mesma mentalidade meio Síndrome de Estocolmo, que descreve o sentimento de empatia que algumas pessoas nutrem por seus atormentadores.

Em outras palavras: o abuso pelo qual elas sofriam galvanizava, na cabeça delas, a paixão que elas sentiam pelo cara. Elas carimbavam o relacionamento como "é amor de verdade", porque se não fosse, como ela teria a "força" pra continuar com o cara…? Algumas até relevavam os abusos que sofriam, indo na máxima de "um dia a gente vai rir disso" — uma postura que você JAMAIS deveria ter quando o assunto é relacionamento abusivo.

Esse tipo de passividade e permissividade com atitudes escrotas e que as magoam é uma marca registrada nos tweets como os que eu postei aí em cima.

E é por isso que tenho pena das beliebers. Se nessa idade (e por um cara que nem sabe que elas existem) elas já consideram "virtuoso" aguentar tudo que o malandro faz… como esperar que elas se comportem de forma diferente com um homem de quem elas REALMENTE gostam…? O que elas aturariam vindo de um namorado, então? Na melhor das hipóteses, se prostrariam a todas as vontades do cara de forma completamente submissa, o que é extremamente doentio.

Esse é o tipo de mulher que toma soco na cara e a maior preocupação é como esconder das amigas no dia seguinte.

Confiem em mim. O sistema operacional de alguém que julga "aturar canalhices sem jamais sequer questionar a índole do canalha" como um atributo positivo tá totalmente fragmentado.

Essas meninas precisam de ajuda.



Original Article: http://feedproxy.google.com/~r/HojeUmBomDia/~3/mJRuYln948A/

Nenhum comentário:

Postar um comentário