*Colaboração do Nicolas Andrade, que você pode seguir [no Twitter, claro] no @UaiNick.
O Twitter completa hoje (21) oito anos de vida e de tagarelice. Se ele causou muita estranheza no início, com apenas 140 caracteres para que você desse o seu recado, neste tempo — com mudanças no layout, novos recursos, e muitos novos usuários — o Twitter conquistou respeito e se tornou uma ferramenta indispensável para se comunicar, se informar, conhecer gente nova e compartilhar conteúdo.
Eu queria listar apenas os 10 recursos mais interessantes da rede social do passarinho azul, mas a lista foi crescendo. Então, abaixo você confere 20 motivos que fazem o Twitter sensacional.
1) Saiba tudo em primeira mão
O Twitter é uma excelente fonte de informação. Veículos do mundo todo atualizam minuto a minuto os principais fatos do momento e você também ajuda a fazer a notícia. Trânsito, chuvas, transporte público e eventos são só algumas dos serviços prestados pelas arrobas do Twitter aos cidadãos e à imprensa.
2) TV
Existe uma diferença enorme entre assistir TV sozinho, com alguém ou comentando no Twitter. Essa última é muito mais divertida, claro. Aquele velho hábito que tínhamos de cutucar a pessoa do lado para falar sobre as maldades da vilã da novela, por exemplo, agora são endossados e compartilhados por outras milhares de pessoas usando uma #hashtag. A zoeira fica sem limites mesmo em dia de grandes eventos.
3) Atendimento ao cliente
Nenhuma ferramenta é tão eficaz para o relacionamento com o cliente. Se você tiver problemas com alguma empresa, xingue, mas xingue muito no Twitter que seu caso vai ser solucionado rapidinho. Segundo a Folha de S. Paulo, os problemas relatados às marcas através das redes sociais são resolvidos de cinco a seis horas. As empresas sabem que seus 140 caracteres valem muito e por isso investem pesado no relacionamento.
4) Não tem parentes
25% dos jovens americanos (cerca de 11 milhões de usuários entre 13 e 24 anos) abandonaram o Facebook recentemente, de acordo com dados da ComScore. Os adolescentes deixaram a rede social, em grande parte, por causa dos parentes, principalmente os pais. No Twitter não tem esse problema: eles não chegam até lá.
twitter é atualmente a unica rede social que seus parentes ainda não arruinaram.
— MICKEY™ (@mickeyzoeiro) May 18, 2013
5) Conteúdo variado e selecionado
É possível personalizar sua timeline com o conteúdo que interessa, sem ter que aguentar o chorume de algumas pessoas só porque elas são suas amigas [aka Facebook]. Nichos não faltam no Twitter. Eu, particularmente, gosto de misturar vários assuntos e conversar com várias pessoas. Coisa de geminiano. (Sim, tem muita gente que acredita em horóscopo no Twitter também — já fizeram até o meu mapa astral. <3)
6) Conectividade
Os aplicativos desenvolvidos para o Twitter costumam ser mais leves e consomem menos dados que os do Facebook. Segundo o próprio Twitter, hoje, 76% do tráfego é feito através de celular. A empresa também aposta em vídeos curtos para a internet e mantém o divertidíssimo Vine.
7) Menos publicidade
Faça um teste. Se você utiliza o Google Chrome, instale um AdBlocker. Acesse o seu Facebook e role seu feed de notícias até o fim umas duas vezes. O resultado vai ser cerca de 50 propagandas bloqueadas pela extensão. Claro que toda empresa precisa ganhar dinheiro. Mas ao contrário do Facebook, o Twitter insere apenas dois anúncios por página (geralmente, um trending topic promovido e um post patrocinado). Além disso, o Twitter ainda não coleta seus dados para vender para empresas.
8) O Twitter não quer cobrar nada de você, usuário comum
O Facebook adotou uma política que vem irritando muito os administradores de páginas. Para obter receita com anúncios, a rede social diminuiu bastante o alcance orgânico dos posts. Se você quiser alcançar um público maior ou a totalidade da sua base de fãs, você deverá pagar por isso. E os preços são bem salgados. No Twitter, não.
9) Quem usa o Twitter é mais inteligente
Um estudo da Universidade de Michigan, nos EUA, apontou que estudantes que usam o Twitter como parte de seus processos de aprendizado são mais comprometidos com o curso que fazem e têm notas maiores. Christine Greenhow, coordenadora da pesquisa, diz que "tweetar pode ser pensado como uma nova prática literária".
10) Quem usa o Twitter vai para o céu
E quem disse isso é o representante do todo poderoso @Deus na Terra, o Papa Francisco. Em uma tentativa de aproximar mais os jovens da Igreja Católica, o Papa vai conceder indulgência plenária para quem seguí-lo no Twitter. Mas isso só não basta. O Supremo Tribunal da Penitência Apostólica decretou que os fiéis também devem participar das funções sagradas.
11) Quem usa o Twitter nunca está sozinho
Você vai ter com quem conversar naquele sábado à noite que você não saiu de casa. Fique feliz porque sempre haverá alguém na mesma situação que você, 24 horas por dia.
12) Diga-me o que tuítas e te direi quem és
Ah, a vida no Facebook é linda, não é? A comida é mais gostosa, todo mundo é saudável, o céu é mais azul e os dias tem a sutileza de um filtro retrô. No Twitter, as prioridades são outras. Suas opiniões e seus pensamentos gritados através de 140 caracteres falam muito mais de você e de sua personalidade. A presença de parentes, colegas de trabalho e amigos no Facebook costuma deixar os usuários mais inibidos.
Deixo as pessoas que amo livres, se não voltarem é porque leram meu twitter.
— Jhani Müller (@clas2rina) March 16, 2014
13) Conhecer gente nova
Tá aí uma coisa que eu tenho o maior prazer em falar. Através do Twitter conheci gente muito boa. De colegas de trabalho, amigos de balada, melhores amigos, housemates e até rolinhos. Sou mineiro, moro em São Paulo há alguns meses e não conhecia quase ninguém aqui. Tenho certeza que minha vida seria uma depressão enorme se não fossem as pessoas que eu encontrei no Twitter. (Obrigado os meus seguidores. Vocês são os melhores. <3)
14) Networking
Se você pode usar o Twitter para fazer amigos, por que não o usa para fazer contatos de trabalho? A oportunidade de estar mais próximo de profissionais que você admira pode abrir muitas portas. Procure a pessoa certa e, com muita humildade, mostre do que você é capaz. Talvez você esteja conversando com o seu futuro chefe ou com aquela pessoa que pode dar uma forcinha quando você precisar ;)
15) O conteúdo já chega velho ao Facebook
Novidades, notícias, bafões e memes geralmente chegam primeiro ao Twitter. Se dão certo lá, vão para o Facebook com algumas horas (às vezes dias e semanas) de defasagem. O Twitter é autoridade máxima em conteúdo viral — um levantamento da Umpf mostrou que a rede social é a que mais estimula o compartilhamento. O estudo analisou 100 milhões de postagens públicas e descobriu que 197,3 mil pessoas espalharam o conteúdo através do Twitter, enquanto só 41,8 mil dividiam informações através do Facebook.
16) O Twitter criou a hastag
Quem diria que este simbolozinho — # — um dia seria uma mão na roda para localizar e reunir assuntos específicos? Hoje quase todas as redes sociais utilizam as #hashtags. Às vezes é mais fácil encontrar conteúdo por elas do que fazendo uma busca completa. O recurso surgiu por acaso, em 23 de agosto de 2007, quando um dos participantes de um conferência de tecnologia sugeriu a adoção de um símbolo para conversas em grupo.
17) O Facebook copiou o Twitter na cara de pau
Desde que o mundo é mundo, ou melhor, desde que o Facebook existe, se alguma ferramenta é legal e faz sucesso, Mark Zuckerberg: tenta comprar, lança um serviço 'concorrente' ou copia sem dó. Em relação ao Twitter, o youPIX já listou alguns recursos que chupados na cara dura. A inclusão de hashtags e trending topics são alguns.
18) Menos chatice, chorume e mimimi
A possibilidade de personalizar sua timeline no Twitter não obriga você a ler certas coisas pura e simplesmente por convenções sociais, como no Facebook. No Twitter, você segue ou não segue. E se quiser, pode refinar ainda mais o conteúdo criando listas. No Twitter também não há solicitação de jogos nem gente marcando você e outras 44 pessoas em um link malicioso.
19) Fakes e boatos
Conteúdos falsos e boatos não têm vez no Twitter. O ambiente heterogêneo e o limite de 140 caracteres estimulam a discussão (na maioria das vezes saudável) sobre determinados assuntos, o que não costuma acontecer no Facebook. Notícias falsas, por exemplo, são espalhadas no Facebook e em seguida desmentidas no Twitter. Os usuários são engajados na investigação e, se necessário, notificam até mesmo às autoridades.
20) O Twitter é utilizado para prevenir doenças e desastres naturais
Através de ferramentas desenvolvidas especialmente para o Twitter, vários governos fazem monitoramento dos usuários para melhorar a qualidade de vida da população. No Brasil, um grupo de pesquisadores e alunos da UFMG criou o Observatório da Web – para monitorar casos de dengue, a ferramenta analisa tweets em tempo real. E o Twitter lançou no ano passado um recurso que envia um alerta através de tweets ou SMS ao usuário quando há risco terremotos, furacões e tsunamis, por exemplo.
The post 20 motivos que fazem o Twitter um lugar muito mais legal que o Facebook appeared first on youPIX.
Original Article: http://www.youpix.com.br/redes-sociais-2/twitter-legal-facebook/
Nenhum comentário:
Postar um comentário