quinta-feira, 20 de março de 2014

6 ferramentas online gratuitas que te tornarão mais inteligente!

6 ferramentas online gratuitas que te tornarão mais inteligente!
Hoje é um Bom Dia

Eu perco muito tempo na internet, e imagino que você também. Pra você ter uma noção, eu comecei a primeira frase desse post às 6:45pm, e só comecei a escrever esta aqui às 7:38pm. Entre uma frase e outra joguei umas rodadas de 2048 (não clique), discuti com alguém no Tuíter, fiz aquela vasculhada de sempre no FB, fucei o Reddit, vi uns cinco vídeos no YouTube.

É foda. Diariamente, eu e você gastamos inúmeras horas na internet. E o que é pior, esse tempo gasto em distrações na internet não se acumulam em nada tangível. É um puro desperdício do mais importante recurso não-renovável à nossa disposição: o tempo.

Não seria legal se conseguíssemos usar o poder da rede mundial de informação pra, bem, obter mais informação…?

E não qualquer informação inútil não, tipo trivias do IMDB/TVTropes ou resumo do dia do BBB. Me refiro a informação realmente útil, que te dê um retorno tangível na sua vida.

Por isso, eu resolvi compilar aqui uma listinha que poderá te ajudar a virar mais inteligente. Basta remanejar algumas das centenas de horas que desperdiçamos por ano na internet em prol de se tornar uma versão melhor de você mesmo. Vamos lá.

1) Khan Academy

khan

Eu não poderia começar essa lista com outro site.

Lá nos idos de 2011, cansado de um marasmo profissional, eu havia decidido voltar aos estudos. O problema é que minha high school aqui no Canadá fez uma lambança sensacional com minhas notas do colegial brasileiro — basicamente, eles não a adaptaram pro padrão canadense, apenas colocaram um visto do lado das disciplinas, como quem diz "YEP, ELE CURSOU ESSAS MATÉRIAS SIM!"

Qual o problema disso, você deve estar se perguntando? Aqui, não existe o que conhecemos como vestibular — pra ser aceito numa faculdade, você precisa ter boas notas no boletim — notas no equivalente canadense, o que a escola que eu cursei aqui não me deu. Esses vistos que eles deram nas matérias do meu boletim não servem de absolutamente nada.

E pra finalizar a lambança eles também perderam meu boletim original.

Ou seja: aos 26 anos de idade, disposto a voltar a estudar (e finalmente com dinheiro pra pagar; aqui não existe ensino gratuito), eu não podia sequer me matricular em curso algum porque era basicamente um high school dropout — ou seja, alguém que nem terminou o colegial.

Havia duas opções: eu poderia fazer um (caro) supletivo — e assim cursar o colegial DE NOVO –, ou podia fazer os "challenge exams". Três provas sobre o conteúdo relacionado do meu curso (biologia, química, e matemática).

Comprei uns livros de exercícios mas estava sofrendo horrivelmente — até que conheci o Khan Academy. Nele, você encontrará aulas gratuitas em vídeo sobre os mais variados assuntos. Incluindo todo o material que cairia nas minhas provas.

Desse dia em diante, meu dia a dia no trabalho (ou melhor, noite a noite, porque eu trabalhava de madrugada numa sex shop) se resumia a estudar ferozmente nos momentos de baixa atividade.

E graças ao Khan Academy, passei nos challenge exams e pude voltar a estudar.

[ UPDATE ] Estão traduzindo o Khan Academy pro Português, aliás.

2) Duolingo

duolingo

O Duolingo é um serviço inteiramente grátis (como o resto dessa lista) pra aprender línguas. Tem espanhol, francês, italiano, alemão, tem tudo. E sim, o site oferece interface em português — embora neste modo, as línguas se limitam a inglês e espanhol. Então sua missão é aprender inglês no Duolingo, pra então poder acessar as outras línguas!

As aulas são bem completas, começando do básico do básico (verbetes pra palavras simples, como "HOMEM", "MULHER", "ÁGUA", essas coisas, e cobrem toda a gramática e sintaxe da língua.

A interface é muito bonita (tanto na web quando nos apps pra celulares iOS e Android) e limpa, e transforma o aprendizado da língua num game praticamente. EXTREMAMENTE recomendado.

Imagina seu nível no italiano ou alemão no final do ano se TODO DIA você dedicar 1 hora ao estudo da língua até dezembro…? Você não vai ficar fluente em 9 meses, é verdade, mas uma arranhadinha competente NO MÍNIMO você vai poder dar.

E você terá adquirido esse skill totalmente de graça.

3) Justin Guitar

justin

Lá nos idos de 2000-2001, quando eu comecei a aprender a tocar violão, não tínhamos a benção/maldição da conexão internética perene. Acessar a web era um hobby limitado aos fins de semana e os feriados nacionais — e por isso, a rede mundial de computadores não era uma distração tão constante.

E eu preenchia meu tempo livre tocando violão. E, pasmem, eu era BOM naquela época.

14 anos depois, eu perdi quase totalmente meu skill na parada (devo lembrar menos de meia dúzia de músicas, e minha habilidade se oxidou quase que completamente). Tenho três guitarras e um violão que ficam aqui literalmente empoeirando.

poeira  guitarra

Se o Izzy de 2001 (que se contentava com o violão que a mãe usava pra tocar na igreja) soubesse que anos depois ele teria inúmeras guitarras e que elas estariam basicamente abandonadas na parede, ele se revoltaria.

Por isso eu penso que devo a mim mesmo voltar a praticar o instrumento. E o Justin Guitar é um recurso gratuito excelente pra quem quer voltar a praticar, com aulas (em vídeo e com anotações em texto) super completas que vão do mais básico (como fazer um Ré maior, por exemplo) até lições mais complexas como teoria musical, arpeggios, e etc.

A internet pode ter roubado minha atenção pra me dedicar a outras coisas, mas não há como negar que ela democratizou a informação. Na minha época, o método mais barato de aprender violão era comprando revistinhas com cifras. Hoje temos (de forma completamente gratuita) aula com músicos profissionais.

4) Crash Course

Você, como eu, deve passar bastante tempo no YouTube, né? Que tal então passar um pouco mais do seu tempo em canais que te ensinem algo útil?

crash course

Esse é o Crash Course, um canal educativo apresentado pelo Hank Green (que tem outro canal educativo). Preferi indicar o Crash Course porque ele tem uma pegada um pouco mais educacional/acadêmica que o SciShow, que é mais informação de cultura pop.

"Crash course" é uma gíria gringa que significa mais ou menos "resumão"; seria um cursinho bem rápido que te dá todos os conceitos fundamentais de um assunto. E é isso que o Hank faz no canal, com aulinhas super interessantes e detalhadas sobre história, psicologia, química, economia, e outros.

Eu já gosto do cara, e descobrir esse canal foi sensacional. Estou aprendendo neste exato momento os preceitos fundamentais da psicologia, vamos aprender juntos! Pra realçar a experiência escolar eu vou inclusive colar um papel dizendo "CHUTE-ME" nas suas costas e responder "presunto" na chamada, caso do Hank a faça.

5) Code Academy

code academy

Uma coisa que muito ouvi quando era criança é que "daqui a uns 20 anos, não saber usar computador vai ser igual ser analfabeto". Lembram dessa profecia?

Mesmo naquela época, com pouca idade, eu tinha bom senso o bastante — ou achava que tinha, já que me enganei — pra julgar que aquilo era exagero. Hoje, basta presenciar um idoso apanhando pra executar tarefas básicas num computador pra ver que a galera que falava isso estava certíssima. Graças à sua onipresência em literalmente todas as esferas profissionais, o computador nos desafia como a lendária esfinge: "decifra-me ou te devoro"; ou seja, "ou você sabe me usar, ou está bem fodido".

Há algum tempo começo a ouvir que "no futuro, não saber programar será análogo a analfabetismo". Já vi esse filme antes, e conhecendo o final, estou tendendo a acreditar neste update daquela antiga profecia. Então, vamos aprender a programar?

O Code Academy oferece cursos em inúmeras línguas de programação, tudo gratuito, com uns projetinhos legais pra você ir praticando os skills.

A internet tá praticamente te implorando pra você ficar mais inteligente, mano.

6) Veduca

veduca

Talvez você se sinta um pouco alienado por este post, já que a maioria desses recursos aí dependem de um bom nível de inglês. Não seja por isso: o Veduca é uma plataforma gratuita com aulas de inúmeras instituições de ensino ao redor do mundo, tudo ou em português, ou legendado em português. Tem até cursos certificados lá.

E aí estão cinco excelentes recursos online gratuitos pra você se tornar uma pessoa melhor. Se você gastar só uma horinha por dia, todo dia, pra só um dessas ferramentas aí, você terminará 2014 consideravelmente mais inteligente do que o começou — e sem gastar um centavo sequer.

Eu queria ter escrito este post no dia primeiro de janeiro, porque aí poderíamos todos juntos embarcar nessa jornada de um ano de auto-melhoramento. O melhor momento pra começar a estudar essas paradas todas, sem dúvida, teria sido no comecinho do ano.

O segundo melhor momento é agora.

A propósito, se você decidir embarcar nessa jornada de aprendizado e auto-melhoramento para a qual eu te desafiei, eu te faço um pedido: quando alcançar um objetivo em qualquer uma dessas ferramentas ("tou manjando bem o alemão", "aprendi escalas na guitarra", seja lá o que, reporte aí nos comentários. Nem que pra isso você tenha que voltar a este posts meses depois. Quero ler histórias de sucesso.



Original Article: http://feedproxy.google.com/~r/HojeUmBomDia/~3/y0CsulcP0Tw/



Nenhum comentário:

Postar um comentário