sexta-feira, 30 de maio de 2014

Tatuagens nerds para quem ama ciências

Tatuagens nerds para quem ama ciências
Manual do Mundo

Apesar de parecer uma "cola" muito bem feita para a próxima prova de Física, acredite se quiser, a foto acima é de uma tatuagem. Por ter decidido registrar para sempre o desenho em seu antebraço, podemos concluir que este jovem tinha sérias dificuldades em decorar a fórmula… Ou deve ser realmente apaixonado por ciências!

Afinal de contas, para topar algumas horas de agulhadas pelo corpo em um processo irreversível que o irá fazer carregar uma mesma imagem na pele para todo sempre, só com muito amor mesmo…

A cada seção em que você comparece no papel de "tela", milhares de picadas de agulha irão perfurar sua epiderme para depositar a tinta na derme (segunda e mais estável camada da pele). Para compor os traços e desenhos, os tatuadores utilizam um equipamento responsável por fazer a agulha entrar e sair da pele em uma velocidade tão rápida que mal conseguimos perceber – exceto com a ajuda de uma câmera gravando em "super slow motion" (câmera lenta). Confira no vídeo abaixo:


 

Agora que já mostramos a parte dolorida de se tornar uma obra de arte humana, mostramos abaixo alguns exemplos bacanas de tatuagens nerds de verdade. Pode esquecer o Darth Vader e o Super Mario, estamos falando de "nerdice" de verdade: CIÊNCIA!!!


 

Confira abaixo uma lista com algumas das "tattoos" mais bacanas que revelam aficionados pelo conhecimento do universo:
 

Começamos com elementos da tabela periódica formando a palavra "Thinker" ("pensador"), misturando química e filosofia em uma homenagem ao conhecimento.

 


Por falar em química, a loira da foto acima achou que seria legal carregar uma cadeia molecular de aminoácido no braço pra lembrar que nós somos feitos dos mesmos elementos que o resto do universo.

 


Continuando nosso "zoom out" depois de átomos e moléculas, temos aqui uma tatuagem de uma célula animal cortada ao meio.

 


Vamos partir para outra linha? Que tal tatuar o layout do Projeto Internacional de Acelerador de Partículas Linear?!

 


Ou talvez você prefira uma ilustração do movimento de queda em espiral da Terra através do espaço…

 


Ou, se preferir, temos também este desenho com o movimento de Saturno!

 


Quem não tem preferências específicas por planetas pode ficar com esta sequência de símbolos dos planetas do Sistema Solar (inclusive Plutão) ao longo da coluna vertebral.

 


A Equação de Drake é usada para estimar o número de civilizações extraterrestres comunicativas  existentes na Via Láctea. Assunto ideal para pensar na hora do café da manhã…

 


Frase do famoso astrônomo, astrofísico e cosmólogo Carl Sagan sobre o tempo que levou a sonda Voyager 1 para viajar da Terra para fora do nosso Sistema Solar: "Nós começamos como andarilhos, e andarilhos ainda somos".

 


Quem quiser também pode tatuar a colisão de partículas em um acelerador para complementar outra citação de Carl Sagan na série Cosmos:  "Em algum lugar, algo incrível está esperando para ser conhecida."

 


Não, isto é uma raiz vegetal, muito menos um rabisco abstrato qualquer. O neurônio piramidal do hipocampo fica localizado nos lobos temporais do cérebro humano, considerado a principal sede da memória e importante componente do sistema límbico (emoções e comportamentos sociais), além de estar relacionado à navegação espacial.

 


Querendo aumentar as defesas do corpo? A tatuagem acima representa a estrutura molecular do Vemurafenib, um medicamento de prescrição usado para tratar determinados tipos de câncer.

 


Uma ideia mais elaborada é esta versão modificada da árvore filogenética da vida (desenvolvida por Hillis, Zwickl e Gutell) com a fórmula estrutural da molécula de trifosfato de adenosina (ATP), encontrada em todas as células vivas, desenhada em seu centro.

 


Rebeldia mesmo é tatuar um vírus T4 no ombro com um "zoom in" no processo enzimático fazendo o trabalho de transcrição no nível molecular.

 


O rapaz e a moça das fotos acima decidiram tatuar uma molécula de serotonina, substância responsável pela sensação de satisfação, saciedade e prazer… quase uma representação química da felicidade!

 


Um pouco mais exagerada, a moça acima estampa a molécula de Sugammadex (componente utilizado para anestesia geral) com a equação de Henderson-Hasselbach, utilizada na indústria farmacêutica para obter medicamentos com propriedades melhoradas.

 


Misturando ciência e arte, esta outra moça tatuou um beija-flor polinizando flores de um galho que se transforma em uma molécula de ATP, essencial para uma vasta gama de processos metabólicos dos organismos.

 


No mesmo estilo surrealista, a tatuagem acima mostra o DNA humano combinado com a árvore da vida.

 


Charles Darwin foi a primeira pessoa a desenhar uma "árvore da vida", que mostrou que todas as espécies do planeta estão relacionados e que eles evoluíram de um ancestral comum. Este é seu primeiro esboço, obtido a partir de um de seus cadernos de 1837.

 


 

Outra homenagem ao cientista britânico e à seleção natural das espécies.

 


Já esta outra tatuagem, que ocupa um braço inteiro, homenageia a Teoria da Evolução de Darwin, e as Ilhas Galápagos.

 


Este outro decidiu carregar nos pulsos sua homenagem a Albert Einstein e Charles Darwin na forma de pôsteres semelhantes aos da campanha eleitoral de Barack Obama à presidência dos Estados Unidos.


Pelo visto a Teoria da Relatividade de Einstein explodiu a cabeça desse aí…


Se você ainda é muito novo ou não está muito certo sobre que tatuar, clique aqui para descobrir como fazer uma tatuagem falsa para postar no Instagram!!
 

Fontes: Buzzfeed | Wikipédia | Math And Science Tattoos



Original Article: http://www.manualdomundo.com.br/2014/05/tatuagens-nerds-para-quem-ama-cincias/

Nenhum comentário:

Postar um comentário