Houve um tempo em que o conteúdo viral não estava nas redes sociais. Para viralizar, um vídeo, um site ou uma música precisava percorrer um longo caminho até chegar aos computadores. Hoje, se um vídeo bomba, ele dura 2 ou 3 dias na nossa timeline. Antigamente, o conteúdo não tinha picos tão altos de visualizações e um mesmo link poderia demorar semanas para chegar em todo mundo.
Foi nessa época, em que as pessoas compartilhavam coisas por e-mails, que grande parte da internet viu o seu primeiro viral. Em meio a spams ou apresentações toscas de Power Point, haviam memes, vídeos e outros tipos de conteúdo que significavam os primórdios do compartilhamento na web.
Pensando nisso, convidamos Camilo Rocha (editor do Link), Felipe Castanhari (do Canal Nostalgia), Helio de La Peña (humorista), Julio Hungria (do Blue Bus) e Wagner Mr. Manson (dono da 301.yt) para falarem quando foi o 1º contato deles com um viral.
E convidamos você, pra dizer aí nos comentários: qual foi o primeiro viral que você viu? Lembrando que já fizemos o meu primeiro porn, meu primeiro post e meu primeiro vírus.
Veja as respostas:
"Acho que o meu primeiro contato com um vídeo viral foi quando recebi um email do "Batiman na feira da fruta" em meadas de 2003. Naquela época o youtube nem existia, o que tornava a viralização de um vídeo algo MUITO mais difícil. Batiman na feira da fruta conseguiu viralizar apenas com o auxilio do email, que era basicamente a unica forma de repassar um vídeo na época."
"No início dos anos 2000 a internet era muito louca e provavelmente o termo "viral" ainda não tinha sido inventado (e muito menos relacionado a vídeos). A informação corria em forma de html ainda e pouca gente tinha a capacidade de publicar algo na rede. Por isso, quando apareceu um site vendendo Bonsai de Gatinhos, a revolta foi coletiva. Listas de email e fórums da época se mobilizaram para acabar com a terrível prática e, a cada email revoltado com o site que eu recebia, pensava: esse negócio de enviar links pela internet ainda vai ser muita zoeira."
"A questão agora é eu lembrar este primeiro viral. Acho que foi "as árveres somos nozes", não sei se em 2008 ou antes um pouco. Deve ser contemporâneo do "sanduíche-iche", certamente bem anterior ao nissim ourfali na baleia ou da Luiza viajar pro Canadá."
"Foram tantas 1as vezes nesses 20 anos, que nao dá pra lembrar exatamente o 1º viral mas somente da deslumbrante percepçao de que uma veiculaçao se multiplicava freneticamente e sozinha diante dos seus olhos. Qual era, nao sei mais. Foi encantador perceber a açao que, a principio, pra mim, era inesperada. E depois estudar o que provocava o sucesso e tentar descobrir as regras que seguiam os caras que criavam. Claro, tem sempre aquela intençao de descobrir a magica ou "como é que ele fez essa magica?" Nao deu certo. Até hoje me surpreende uma imagem que viraliza :)"
"Olha só, eu não consigo lembrar do PRIMEIRO viral, mas um dos antigos mais marcantes sem dúvida foi aquela música do 'Põe mais glitter', do DJ Dimmy Kier, depois conhecido como o Dicésar, do Big Brother. Engraçado é que não foi um vídeo ou foto, mas uma música viral. Eu trabalhava mais como DJ do que jornalista na época e citar trechos da música, bagaceira e cheia de frases engraçadas, virou mania na noite, pérolas como 'DJ ajuda!', 'acredita na foto' e 'sai, perturbação'."
The post Meu primeiro…viral na internet appeared first on youPIX.
Original Article: http://youpix.virgula.uol.com.br/pessoas/meu-primeiro-viral-na-internet/
Nenhum comentário:
Postar um comentário