quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Os fails e os desafios por trás de canais de sucesso do YouTube brasileiro

Os fails e os desafios por trás de canais de sucesso do YouTube brasileiro
youPIX

fail_sucesso_youtube-abre

Toda vez que você pensa em algum projeto digital (blog, canal no youtube, aplicativo), você pensa nos casos de sucesso. Se formos olhar apenas para o YouTube, prestamos atenção nos principais canais, nos inspiramos e também nos perguntamos: como é que eles chegaram ali? Como ganharam mais de 1 milhão de inscritos, como conseguiram prestígio e transformaram aquilo em trabalho?

A pergunta não é fácil, mas ela com certeza tem uma resposta: eles não chegaram ali do nada. Ninguém começou tendo sucesso e muitos podem ter passado por vários perrengues. Quando a gente tá de fora, é muito fácil ver apenas as histórias de sucesso dos nossos ídolos. Mas por trás de milhões de views existe a vida real, muita ralação e algumas topadas na parede. Mas o que podemos aprender com esses fails? Nesse bate-papo, youtubers de sucesso vão compartilhar alguns casos de bastidores que geraram aprendizados e os levaram a construir canais de sucesso.

Se liga!


Vou ser famoso! Só que não.
Otávio Albuquerque, dono de um dos maiores canais no YouTube Brasil, o Rolê Gourmet, conta que já tentou outras coisas. "Minha primeira grande ideia para o YouTube (nos idos de 2006) era ambiciosa, mas nobre: fazer uma versão animada do Trote da Terlerj, que foi um dos grandes ícones da minha adolescência e é até hoje".

A ideia parecia boa, mas na hora da execução…"Todo o glamour da fama virtual parecia próximo, era só sentar e fazer. Mas bom, aí eu sentei pra fazer e levei tipo DUAS HORAS pra fazer 10 segundos de animação. Olhei pros 3min55s do trote total e pensei ¯\_(ツ)_/¯". Ou seja: a ideia pode parecer magnífica, mas tudo pode mudar na hora que você começar a fazer.

"Só pra não passar muita vergonha, afinal já tinha espalhado pra um monte de gente que "estava fazendo uma animação do Trote da Telerj", fiz um TEASER que continua até hoje lá", finaliza.

 

 

Me chamaram pra ser sócio do Porta dos Fundos…
Outro que também já tentou um formato e não foi bem sucedido foi Felipe Castanhari. Dono do "Nostalgia", canal com quase 2 milhões de inscritos, Castanhari se arriscou no YouTube sem saber muito bem o que estava fazendo. "Eu tinha criado um canal que se chamava "Já viu?", era a mesma pegada do Virais Semanais, do Nostalgia, a diferença é que eu apresentava junto com outro amigo. Esse canal teve somente 1 vídeo, que não passou de mil acessos. Na época eu não fazia ideia do que dava certo no youtube", diz.

Mesmo depois do Nostalgia, o sucesso não foi da noite pro dia. "Para ser sincero, eu quase desisti, os vídeos não passavam de 2 mil acessos, porém meu quinto vídeo acabou saindo em 2 blogs famosos (failwars e insoonia), o que fez com que ele chegasse a 50 mil acessos, na época, isso era MUITA coisa", completa.

Quem também não teve sucesso logo de cara foi Rodrigo Fernandes, o Jacaré Banguela. "Criei um canal que se chamava "Pequeno Manual Da Vida", que um dia eu pretendo voltar a fazer. Mas na época eu investi em tecido para fundo verde, roupas e principalmente perucas e bigodes profissionais, que me custaram uma fortuna! Fiz alguns programas e depois parei. O retorno de visitas não foi o que eu esperava", diz.

Além do canal, Jacaré também passou por uma experiência curiosa: ele foi convidado (por várias vezes) para participar do "Porta dos Fundos". Achando que seria "só mais um canal" no YouTube, ele recusou o convite.  "Se rola arrependimento? Bem, todos os dias desde 6 de Agosto de 2012, quando eles lançaram o primeiro vídeo e já foi um mega sucesso".

 


"Senti dificuldade e pensei em desistir"
Se até grandes youtubers tiveram o seu momento de fraqueza, isso significa que os "mortais" não devem se preocupar com aquele momento de dúvida. É fato que você não vai sair ganhando dinheiro com o YouTube e ser famoso em uma semana. Ana De Cesaro, que tem um canal com mais de 100 mil inscritos, conta que já pensou em sair da web. "Senti dificuldade, tive vontade de desistir e deixar a internet de lado", conta.

Com o tempo, ela conseguiu profissionalizar o seu canal e fez o investimento necessário para fazer melhorias técnicas. "Demorei dois anos para ter dinheiro suficiente para comprar minha câmera e começar a viver realmente dos meus vídeos, e valeu a pena persistir no canal", diz.

Portanto, às vezes você não chega ao seu objetivo logo de primeira. Nem de segunda, nem de terceira. Pode demorar bastante até você crescer, mas a regra é não desistir fácil."O maior erro é querer ter retorno ou fama rapidamente. O youtuber deve fazer vídeos com conteúdo que acredite e realmente tenha paixão em fazer, não há como "vender" algo que não se acredita", diz. Sobre desistir, Ana fala que não há um momento certo para isso. "Se você desiste de algo que faz é porque nunca realmente quis de verdade", completa.

Esse momento de fraqueza acontece com vários youtubers. Luísa Clasen, do canal Lully De Verdade, também teve momentos que pensou em fechar tudo. "Bateu o desânimo. Chegou um momento, depois de dois anos de vlog, que eu percebi que estava trabalhando duro por algo que não me dava tanto retorno financeiro. Eu morava com a minha mãe, estava terminando a faculdade, e até ali meu vlog não tinha estourado", conta.

Então, Luísa resolveu tirar duas semanas pra repensar o que fazer e, com o apoio do namorado e família, decidiu continuar o vlog. "Lancei o vídeo Precisamos Conversar, que partiu alguns corações, mas que foi o ponto de virada na minha história. A partir dali resolvi focar no que era o meu diferencial: cinema.", completa.

failure_success-destacao

Vai que dá!
A lição que fica ao ouvir casos de youtubers famosos é o seguinte: você pode não acertar na primeira ideia e, às vezes é necessário muito tempo pra dar certo. Quando eu digo muito tempo, podem ser anos, o que pode levar muita gente a desistir. Mas, se você acredita no seu conteúdo e gosta do que faz, não desista.

"A percepção do que dar certo, ou não, dentro do youtube, vive mudando. Existem vários canais que eu jamais imaginei que fossem bombar, e que já somam quase 1 milhão de inscritos, então não sei se sou o melhor para definir a fórmula do sucesso", diz Castanhari.

Essa também é a opinião de Rodrigo. "Você nunca dará certo logo de cara. O Porta deu porque já tinha muita gente experiente por trás. O Ian já dirigia para o Youtube, o Antônio Tabet já sabia o que funcionava pra internet, o Gregório e o Fábio já sabiam o que era engraçado e o João Vicente já sabia fazer negócios com grandes marcas. O Felipe Neto demorou uns 3 a 4 vídeos para fazer sucesso, PC Siqueira e Kéfera também", diz.

Então, não pense que tudo vai ser uma maravilha. "O melhor é deixar a ganância de lado e perceber que qualquer vitória é uma vitória. Se você tem "só" mil views no seu vídeo, pensa que mil pessoas é MUITA COISA! Você já esteve numa festa com mil pessoas? Você teve a oportunidade de falar pra essas mil na internet! A paciência é inimiga da juventude, eu sei, mas não tenho nada além disso pra te recomendar: paciência!", conclui Luísa.

 

 

The post Os fails e os desafios por trás de canais de sucesso do YouTube brasileiro appeared first on youPIX.



Original Article: http://youpix.virgula.uol.com.br/youtube/sucesso-atraves-fail-como-os-fracassos-e-fraquezas-de-grandes-youtubers-os-ajudaram-transforma-los-que-sao-hoje/



Nenhum comentário:

Postar um comentário