Todo mundo já foi em alguma palestra. E, se não foi ao vivo, viu na web. Tenho certeza que você já viu muitas palestras e conhece bem aquele personagem estranho e sempre presente, o Louco de Palestra. O @cardoso foi quem apresentou o termo pra mim.
Se você não sabe o que é um Louco de Palestra, pare tudo AGORA. Para continuar a vida você TEM QUE LER esse texto.
"@Cardoso: "O louco de palestra" http://t.co/yJTG7Not"//Ahahah... Que ótimo!
— Lígia Fascioni (@LigiaFascioni) January 29, 2013
Aqui está o link, caso você queira guardá-lo. - http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao-49/tipos-brasileiros/o-louco-de-palestra e abaixo, a ilustração do texto com o nome da autora, para abrir seu apetite e aguçar a curiosidade.
Pois além do Louco de Palestra, tem muitos outros loucos ligados ao mundo do saber e da comunicação, como bem notou o @fakealansieber .
Assim como existe o Louco de Palestra, existe o Louco de Workshop, com as mesmas intervenções incompreensíveis.
— Allan Sieber (@fakeallansieber) August 15, 2012
São casos clássicos, de pessoas que ficam excitadas ao verem aquele plateia toda, um público para o qual nunca falaram e que querem sequestrar a atenção para 'pilotar' o poder do palestrante por alguns momentos de glória.
Mas a coisa se ampliou. Agora não são só os loucos de palestra. Todo mundo virou O Louco da Palavra, o Comunicador Lelé.
Fiz um diagrama tosquíssimo no PaintBrush para explicar minha teoria.
Em tese, em qualquer situação onde há um palestrante, um locutor, um apresentador, há um TEMA, um assunto. Há também um especialista, um entrevistado, alguém que vai falar SOBRE algo que ele vive, sabe ou conhece a fundo.
Há também os meios para que esse especialista fale com o público. A tela, o microfone, a Internet, whatever.
A idéia é que o ESPECIALISTA, transfira seu saber sobre o TEMA para o PÚBLICO usando aqueles MEIOS.
Acontece que hoje, no mundo conectado, na vida em rede e na era assumida do Selfie Ostentação (eu sou o máximo, eu sou lindo, eu sou gostosa, eu sou o melhor, sou foda diguuidiguidin, see-me-feel-me-touch-me-heal-me ) ninguém tem tempo, saco, paciência ou INTERESSE no saber do outro.
O OUTRO só serve pro Louco da Palavra fazer piada, usar como base para sua paródia, trollar.
O novo Louco de Palestra, o Louco da Palavra EM GERAL, só quer emergir do público onde ele está inserido (injustamente, pq ele não é QUALQUER UM, ele quer se sobressair NA MULTIDÃO), apreender os MEIOS e falar com o Público-ele , no LUGAR de quem estava falando ou palestrando!
Na cabeça do Louco da Palavra é assim:
Isso acontece com TODOS OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO INTERATIVOS.
E, invariavelmente, o Louco da Palavra não responde a nenhuma pergunta, ele só quer falar sobre... ELE!
O único tema é ela. A vida dele, as lembranças dele, a vizinha dele, as histórias dele.
É impressionante.
Vou dar um exemplo de que isso é totalmente verdade.
Todos os dias, na CBN, no horário do Milton Jung, tem o quadro 'Hora de expediente' com Dan Stulbach e amigos. O Dan sempre procura na Wikipedia (no Google, na verdade) pra dar as efemérides e parabenizar cidades que estão celebrando aniversário de fundação.
Aí,num dado dia, o Dan não achou nenhuma data revelante. Acho que era o aniversário do Rogério Ceni, mas só isso. Não tinha nenhuma cidade. Então, Milton pediu aos ouvintes que enviassem informações sobre cidades que estavam aniversariando.
Pois, olha, não teve UM filisteu que respondesse à pergunta. TODOS, mas TODOS Mesmo, enviaram piadinhas sobre eles mesmo. Ou seja, aproveitaram a OPORTUNIDADE de APREENDER O MEIO, no caso, a voz do locutor lendo os tweets, para que cada um falasse de si com o Público do programa.
Eu sei que você não vai acreditar, portanto, aqui está o código embed do programa. Logo no começo eles pedem para que enviem por twitter ou email. O pedido era o NOME DA CIDADE QUE ESTAVA DE ANIVERSÁRIO em 22 de janeiro.
Veja no começo e adiante até 6:22. O Mário pede 'parabéns' pq é aniversário dele. O Pérsio não fala sobre cidade, mas diz que faz 22 anos que se formou em engenharia. O Flávio diz q ñ é aniversário da cidade dele, mas a esposa foi viajar.
OU seja NINGUÉM QUER RESPONDER NADA SOBRE ANIVERSÁRIO DE CIDADE, QUER FALAR DA SUA VIDA publicamente!
Cada pessoa (ok, há exceções, como sempre!) quer transformar
SUA VIDA NUM REALITY SHOW
SEUS AMIGOS E PARENTES EM PERSONAGENS
O RESTO DO MUNDO EM SUA PLATEIA
Já não bastam 15 minutos de fama local, todo mundo quer ter fama constante, dinheiro eterno e todo o planeta em permanente estado de atenção para ouví-la.
Somos todos Loucos de Palestra.
Querendo sequestrar o microfone para que o mundo nos ouça e nos aplauda.
INfelizmente, diante de tanta gente sem conteúdo, sem nada pra dizer, só posso citar o Djalma-lhes JOrge-lhes Show e pedir de todo coração:
- ténica, corta eles. eles tá falando muitas bobagem.
PS - queria aproveitar esse post para mandar um beijo pra minha mãe, pra minha irmã e pra você.
O post Agora todo mundo é o 'Louco de Palestra' apareceu primeiro em Rosana Hermann.
Original Article: http://noticias.r7.com/blogs/querido-leitor/agora-todo-mundo-e-o-louco-de-palestra/2014/01/28/
Nenhum comentário:
Postar um comentário