quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

O possível fim do Canal Nostalgia e o que isso significa para o YouTube Brasil

O possível fim do Canal Nostalgia e o que isso significa para o YouTube Brasil
youPIX

nostalgia-

No final do ano passado, o YouTube teve uma grande mudança em suas ferramentas. Muitos canais começaram a receber flags e strikes por uso de material com direitos. Os principais atingidos, inicialmente, foram os canais de games. Depois, outros começaram a receber notificações, mas foi ontem que essa política fez uma vítima (quase) fatal: o Canal Nostalgia, de Felipe Castanhari, que recebeu o último Strike ontem e, até segunda ordem, será desativado em 7 dias.

Com quase 1 milhão de inscritos, o canal traz sempre um vídeo que faz uma compilação de coisas que amamos na nossa infância ou adolescência. Uma puta bad, já que o canal fala sobre coisas antigas, como desenhos, séries, filmes e é adorado por muita gente. O trabalho do cara é incrível.

Assim que Castanhari comunicou no seu Twitter sobre o possível fechamento do canal, muitos se solidarizaram. A gente falou com ele, que contou direitinho o que aconteceu, e traçamos um panorama do que isso pode significar pro Youtube Brasil.

Dá uma olhada:

Explicando as flags e strikes

O Content ID é o robôzinho do YouTube que busca pelo conteúdo com direitos autorais. Caso ele ache, o tal vídeo recebe uma flag e deixa de ser monetizável, mas nada além disso acontece. Já para o canal do YouTube levar strikes, é necessário alguma empresa ou pessoa entrar em contato com o YouTube e alegar que o conteúdo no vídeo é dela. Levando 3 strikes, o canal é fechado.

Veja o depoimento de Castanhari sobre o que aconteceu com Nostalgia, o canal dele:

"No final do ano passado recebi um strike da Turner Broadcasting System (aka Time Warner) em dois vídeos de um projeto secundário do canal chamado "Personagens Cantam", tentei recorrer a esse strike, porém a Warner não me respondeu e o youtube não aceitou minha apelação já que de fato eu detinha 0% dos direitos de imagem e vídeo sobre o meu conteúdo (Vídeo, meninas super poderosas cantando Show das Poderosas). Após esse strike fui obrigado a cancelar essa série por motivos óbvios. No final de dezembro, recebi o 2o Strike, agora vindo da FOX aplicado ao vídeo "Nostalgia – Simpsons". Tentei recorrer, porém a FOX não me respondeu. Como era um vídeo muito importante que continuaria ganhando bastante visualização, resolvemos reedita-lo para que nada dentro do vídeo que não fosse a minha imagem passasse de 15 segundos consecutivos. Subimos o vídeo novo no youtube e ontem por volta das 21h, a FOX derrubou o novo vídeo e aplicou outro strike, o 3o do canal, e junto dele veio uma notificação do youtube dizendo que o meu canal seria excluído dentro de 7 dias".

Veja o comunicado que o Canal Nostalgia recebeu:

canalNostalgia

 

 

 

E agora, quem poderá nos ajudar?

Para não perder o canal, Castanhari entrou em contato com a sua network, a Amazing Pixel, do Grupo Jovem Nerd. Além da sua network, Felipe também falou com Federico Goldenberg, Gerente de Parcerias do YouTube, que deu sua posição oficial em seu Twitter. Ou seja, não tem choro nem vela, usou conteúdo de 3os, não há nada que o Youtube possa fazer.

 

@FeCastanhari Castanhari, todos juntos pra te ajudar! Mas a regra é simples e vale pra TODOS: não utilizem conteúdo sem ter direitos!

— Federico Goldenberg (@fgoldenberg) January 15, 2014

 

Felipe também lembrou sobre o dia fatídico no ano passado em que vários canais levaram flags e perderam a monetização por causa do Content ID. Mas o que mudou do ano passado pra cá? Segundo Castanhari, antes existia uma "proteção" das Networks. Ou seja, os vídeos pertencentes a Maker, Amazing Pixel, Machinima e outras networks não recebiam a visita do robôzinho do Content ID. Depois dessa atualização, os vídeos começaram a ter seu conteúdo analisado.

As networks tinham uma capacidade de negociação maior nesse tipo de caso, porém, muitas delas tem perdido seu poder frente às corporações e gigantes dos Direitos Autorais, como é o caso recente da Fullscreen nos Estados Unidos que teve que tirar vários vídeos de parceiros do ar depois de um acordo judicial envolvendo a questão (leia sobre isso aqui).

 

 

Carta à Fox

Como os strikes não são automáticos, a única medida que resta à Felipe é entrar em contato com a Fox gringa para que retire o strike. Ele já enviou um e-mail para eles e você pode ler um trecho a seguir:

"Eu acredito fortemente que os vídeos em que você aplicou o strike são protegidos pela exceção do "fair use", pois eles comentam e falam sobre o material com direito. Esse vídeo é original e comentado por mim por mais de 30 minutos. O material protegido são usados somente para propósito de demonstração e crítica, parecido com os vídeos que usam clipes de filmes com direitos autorais durante suas análises e todos os clipes tem menos de 20 segundos de duração. Eles não competem com o mercado do material completo na TV ou em outro lugar.

Eu também gostaria de apontar que os vídeos são um bom marketing para o programa (Simpsons). Eu tenho uma audiência sólida e engajada no YouTube e os dois vídeos mostram o que rola de melhor no programa: cenas engraças, curiosidades e outras coisas que certamente fazem a audiência querer assistir ao programa."

A "fair use" (uso justo) é uma lei americana e, segundo o próprio YouTube, fala que o material protegido por direitos autorais pode ser usado para críticas, comentários, notícias, ensinar, em escolas, pesquisas ou outras formas que podem ser considerados justos. Mas a mesma regra não se aplica ao Brasil e a nova Lei do Direito Autoral, que está sendo redigida nesse momento pelo MinC, não deve favorecer os publishers da internet.

simpsons-abre

 

 

E agora, o que vai acontecer?

Felipe Castanhari ainda não obteve qualquer resposta da Fox, mas essa história de um possível fechamento de seu canal significa muito para o YouTube Brasil. Antes de tudo, caso isso venha a ocorrer, perderemos um ótimo e grande canal. E é claro que Castanhari tá muito preocupado com isso tudo. "É horrível pensar que eu posso perder um canal próximo de completar 1 milhão de inscritos (em fevereiro chegaria a essa marca)… mas se acontecer bola pra frente, muitas pessoas estão do meu lado e tenho certeza que minha audiência e fãs seguiriam comigo para um novo canal", diz.

Além disso, isso pode ser um início de outros possíveis fechamentos, já que há relatos de outros canais que receberam strikes. Se um canal que comenta, critica, analisa e elogia um programa é fechado, o que pode acontecer com outros? É pra ficar preocupado. "O que me deixa triste é o fato do YouTube não abrir exceções para canais como o Nostalgia que fazem um conteúdo sério e relevante", completa Castanhari.

Resta esperar e torcer pra que a Fox revise o strike, que o Nostalgia não seja desativado e que isso abra espaço pra que se discuta a questão dos direitos autorais no Brasil de forma mais clara.

The post O possível fim do Canal Nostalgia e o que isso significa para o YouTube Brasil appeared first on youPIX.



Original Article: http://youpix.com.br/youtube/fim-canal-nostalgia-youtube/

Nenhum comentário:

Postar um comentário