quarta-feira, 12 de março de 2014

Cinco histórias bíblicas que te contaram errado (incluindo o fato de que Lúcifer na verdade é… Jesus!)

Cinco histórias bíblicas que te contaram errado (incluindo o fato de que Lúcifer na verdade é… Jesus!)
Hoje é um Bom Dia

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Por sermos naturais de um país cuja cultura sofre fortíssima influência das tradições judaica-cristãs, por mais que você não seja desta fé você deve conhecer todos os grandes mitos religiosos deles.

Adão e Eva comendo a maçã proibida, a imagem do anjo clássico com auéola, duas asinhas, e uma arpa; a Arca de Noé com seus pares de animais, os três reis magos visitando o bebê jesus… essas narrativas (em vez de conhecimento exclusivo de estudiosos do assunto) são basicamente de domínio público até pra quem nunca abriu uma bíblia. A maior parte dessas histórias já apareceu em tantas outras mídias que praticamente todo mundo conhece.

Só que existe um problema curioso nessas histórias bíblicas que a gente ouve por aí sem jamais ter pego o texto pra ler por nós mesmos. Como na clássica brincadeira de telefone, em que uma mensagem vai se fragmentando a cada recontagem, essas histórias bíblicas tão comuns geralmente foram passsadas pra gente com umas variações bem significativas.

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Adão e Eva não comeram uma maçã, por exemplo. O texto bíblico fala apenas de "fruto do conhecimento do bem e do mal". Acompanhe a passagem de Gênesis 3:1-6

1 Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse ã mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?

2 Respondeu a mulher ã serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer,

3 mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais.

4 Disse a serpente ã mulher: Certamente não morrereis.

5 Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal.

6 Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu.

Como se pode ver, o texto jamais identifica o que seria o tal fruto. A imagem da maçã surgiu nas representações medievais da cena, e acabou se tornando o padrão.

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Anjos também nunca são descritos como a imagem que nos vem à mente quando pensamos nessas entidades. Em Ezequiel 1:5-11, anjos são descritos como…

5 (…) esta era a sua aparência: tinham a semelhança de homem;

6 cada um tinha quatro rostos, como também cada um deles quatro asas.

7 E as suas pernas eram retas; e as plantas dos seus pés como a planta do pé dum bezerro; e luziam como o brilho de bronze polido.

8 E tinham mãos de homem debaixo das suas asas, aos quatro lados; e todos quatro tinham seus rostos e suas asas assim:

9 Uniam-se as suas asas uma a outra; eles não se viravam quando andavam; cada qual andava para adiante de si;

10 e a semelhança dos seus rostos era como o rosto de homem; e a mão direita todos os quatro tinham o rosto de leão, e a mão esquerda todos os quatro tinham o rosto de boi; e também tinham todos os quatro o rosto de águia;

11 assim eram os seus rostos. As suas asas estavam estendidas em cima; cada qual tinha duas asas que tocavam

12 E cada qual andava para adiante de si; para onde o espírito havia de ir, iam; não se viravam quando andavam.

Tá mais pra um monstro bizarro, não é mesmo…? Um bicho com quatro cabeças de animais diferentes, 4 asas (serafins tinham seis), pé de bezerro… bastante diferente da imagem dos anjos que conhecemos na mídia tradicional.

A propósito, a bíblia nunca descreve anjos tocando harpas, mas a essa altura eu imagino que você já estava antecipando isso. E a auréola também foi uma criação medieval.

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E a Arca de Noé? Se eu te perguntar quantos animais entraram na arca, 99% das pessoas que conhecem a história dirão "dois, ué. Um macho e uma fêmea de cada criatura". E 99% das pessoas estarão erradas, porque…

7 Depois disse o Senhor a Noé: Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração.

2 De todos os animais limpos levarás contigo sete e sete, o macho e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois, o macho e sua fêmea;

3 também das aves do céu sete e sete, macho e fêmea, para se conservar em vida sua espécie sobre a face de toda a terra.

Ou seja, dos animais "limpos", entraram sete casais na arca. Dos "impuros" (e por que Deus queria salvar os animais que ele mesmo declarou "impuros", ou por que a solução dele incluia matar todos os animais que não entraram na arca, eu não sei), apenas o casal que você ouviu falar.

Eu chuto que muitos de vocês JAMAIS tinham ouvido essa versão de sete pares de animais (ou seja, catorze em vez de meros dois). Olha a brincadeira do telefone alterando o a história aí novamente.

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E os três reis magos? A bíblia NUNCA fala que eram três, e nem reis. O que acontece é que eles deram três presentes ao bebê Jesus, e ao longo dos anos a história foi recontada pra simbolizar que cada mago teria sido responsável por cada presente — e daí, três magos.

Mas o texto bíblico jamais diz quantos eram. Em Mateus 2:7-11, lemos que…

7 Então Herodes chamou secretamente os magos, e deles inquiriu com precisão acerca do tempo em que a estrela aparecera;

8 e enviando-os a Belém, disse-lhes: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino; e, quando o achardes, participai-mo, para que também eu vá e o adore.

9 Tendo eles, pois, ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela que tinham visto quando no oriente ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino.

10 Ao verem eles a estrela, regozijaram-se com grande alegria.

11 E entrando na casa, viram o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro incenso e mirra.

Olhaí. O presépio da sua avó e todas aquelas peças escolares estavam errados. A interpretação dos magos como REIS aliás, vem de Salmos 72 — um livro e capítulo completamente não-relacionado, aliás — em que o salmista (possivelmente o Rei Davi) fala poeticamente que reis deveriam pagar tributo a Deus (simbolizando que eles estão muito abaixo do Criador).

A lógica foi basicamente "o salmista falou que Deus é tão foda que reis deveriam dar presentes a ele. Uns caras deram presentes a Jesus. Jesus é Deus, então aqueles caras logicamente tinham que ser reis". Uma cambalhota lógica.

Então. Essa longa introdução é pra já te deixar preparado para a chocante realidade que eu vou expôr nesse texto. Ela vai contra o que você acredita ser uma das BASES da narrativa bíblica — a origem do inimigo de Deus.

Vamos primeiro recapitular a história que todo mundo conhece sobre o diabo.

Satanás teria sido originalmente um anjo chamado Lúcifer, um dos maiorais da hierarquia celeste. Lúcifer se enciumou do poder de Deus, e almejava um golpe de estado contra o Criador. Ele perdeu a batalha, junto com o terço de anjos que ele conseguiu convencer, e foi então enviado ao inferno.

E se eu te disser que essa história JAMAIS aparece na bíblia; que em todas as ocasiões em que o diabo é mencionado, não há conexão com Lúcifer? E que essa narrativa inteira é uma colcha de retalhos baseada em versículos isolados de seu contextos e misturados sem qualquer motivo coerente…?

Primeiro temos que entender o significado de "Lúcifer". Lúcifer é uma derivação do termo latim "lucem ferre", ou seja, "aquele/aquilo que traz luz". O termo tem sentido literal (aquele ou aquilo que literalmente traz luz, como uma fogueira ou uma estrela, por exemplo) e significado figurativo (alguém iluminado, em destaque, em posição superior aos demais).

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Existiu uma marca de palitos de fósforo justamente com esse nome, sendo no caso usado de forma literal — "aquilo que traz luz"

 

Por falta de termo melhor, podemos dizer que "lúcifer" significava "o fodão", "o pica das galáxias" em bibliquês.

Na bíblia, o termo "Lúcifer" é usado simultaneamente de forma literal e figurativa quando é empregado para descrever o planeta Vênus. E por que?

Vênus é um dos corpos celestes de mais brilho no céu da manhã (ou seja, está "trazendo luz"), e ao mesmo tempo se destaca dos demais objetos espaciais ("o fodão" do céu). Vemos o planeta Vênus sendo chamado de "Lúcifer" neste contexto duplo diversas vezes na bíblia.

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Agora chegamos na tal história do anjo rebelde que caiu do céu. Existem duas (isso mesmo, só duas) passagens bíblicas que dão suporte a essa interpretação.

A primeira é Isaías 14:4-24

4 Então proferirás este provérbio contra o rei de Babilônia, e dirás: Como já cessou o opressor, como já cessou a cidade dourada!

5 Já quebrantou o SENHOR o bastão dos ímpios e o cetro dos dominadores.

6 Aquele que feria aos povos com furor, com golpes incessantes, e que com ira dominava sobre as nações agora é perseguido, sem que alguém o possa impedir.

7 Já descansa, já está sossegada toda a terra; rompem cantando.

8 Até as faias se alegram sobre ti, e os cedros do Líbano, dizendo: Desde que tu caíste ninguém sobe contra nós para nos cortar.

9 O inferno desde o profundo se turbou por ti, para te sair ao encontro na tua vinda; despertou por ti os mortos, e todos os chefes da terra, e fez levantar dos seus tronos a todos os reis das nações.

10 Estes todos responderão, e te dirão: Tu também adoeceste como nós, e foste semelhante a nós.

11 Já foi derrubada na sepultura a tua soberba com o som das tuas violas; os vermes debaixo de ti se estenderão, e os bichos te cobrirão.

12 Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!

13 E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.

14 Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.

15 E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo.

16 Os que te virem te contemplarão, considerar-te-ão, e dirão: É este o homem que fazia estremecer a terra e que fazia tremer os reinos?

17 Que punha o mundo como o deserto, e assolava as suas cidades? Que não abria a casa de seus cativos?

18 Todos os reis das nações, todos eles, jazem com honra, cada um na sua morada.

19 Porém tu és lançado da tua sepultura, como um renovo abominável, como as vestes dos que foram mortos atravessados à espada, como os que descem ao covil de pedras, como um cadáver pisado.

20 Com eles não te reunirás na sepultura; porque destruíste a tua terra e mataste o teu povo; a descendência dos malignos não será jamais nomeada.

21 Preparai a matança para os seus filhos por causa da maldade de seus pais, para que não se levantem, e nem possuam a terra, e encham a face do mundo de cidades.

22 Porque me levantarei contra eles, diz o SENHOR dos Exércitos, e extirparei de Babilônia o nome, e os sobreviventes, o filho e o neto, diz o SENHOR.

23 E farei dela uma possessão de ouriços e a lagoas de águas; e varrê-la-ei com vassoura de perdição, diz o SENHOR dos Exércitos.

24 O SENHOR dos Exércitos jurou, dizendo: Como pensei, assim sucederá, e como determinei, assim se efetuará.

Se você ler APENAS o versículo grifado, e já estando familiarizado com a história que ouviu a vida inteira, você diria "não, tá tudo certinho aí. Olha Deus falando pro diabo que ele foi soberbo, vacilou e se fodeu!".

Entretanto, se você de fato ler a passagem, verá que ela não conta história de anjo rebelde caído coisíssima nenhuma. Neste trecho, Deus mandou seu profeta chegar lá no rei da Babilônia (que de acordo com a bíblia, neste período, estava escravizando os judeus) e mandar a real — o rei era outrora o "fodão" da região, e em sua soberba resolveu mexer com os filhos de Deus, e agora ele vai tomar no cu por causa disso.

Se você sequer ler o versículo inteiro, reparará que o trecho "…como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!" não faz sentido se o trecho se direcionava ao tal anjo rebelde (não faz sentido o sujeito estar dando um esporro num rei e DO NADA, numa frase solta, explicar a origem do inimigo de Deus, também; isso é uma gritante descontextualização).

Não existiam nações ainda quando o anjo supostamente caiu; dizer que ele "debilitava as nações" como uma referência ao seu papel antes da queda não faz sentido.

Ou seja: "Lúcifer", a "estrela da manhã", foi usado pra descrever um sujeito que era um líder distinto, mas cuja ambição o levará ao caralho. O trecho que supostamente explica a origem de Satanás era uma frase retórica; era, de acordo com o profeta, o que outros grandes líderes diriam ao ver que o rei outrora poderoso tomou no rabo com areia.

A outra passagem que supostamente identifica a origem de Satanás como um anjo caído se encontra em Ezequiel 28. E  contexto, não surpreendentemente, é idêntico: um profeta indo levar a mensagem a um monarca soberbo que ele fodão só por enquanto, mas que está prestes a se foder:

2 Filho do homem, dize ao príncipe de Tiro: Assim diz o Senhor Deus: Visto como se elevou o teu coração, e disseste: Eu sou um deus, na cadeira dos deuses me assento, no meio dos mares; todavia tu és homem, e não deus, embora consideres o teu coração como se fora o coração de um deus.

3 com efeito és mais sábio que Daniel; não há segredo algum que se possa esconder de ti.

4 Pela tua sabedoria e pelo teu entendimento alcançaste para ti riquezas, e adquiriste ouro e prata nos teus tesouros.

5 Pela tua grande sabedoria no comércio aumentaste as tuas riquezas, e por causa das tuas riquezas eleva-se o teu coração;

6 portanto, assim diz o Senhor Deus: Pois que consideras o teu coração como se fora o coração de um deus,

7 por isso eis que eu trarei sobre ti estrangeiros, os mais terríveis dentre as nações, os quais desembainharão as suas espadas contra a formosura da tua sabedoria, e mancharão o teu resplendor.

8 Eles te farão descer ã cova; e morrerás da morte dos traspassados, no meio dos mares.

9 Acaso dirás ainda diante daquele que te matar: Eu sou um deus? mas tu és um homem, e não um deus, na mão do que te traspassa.

10 Da morte dos incircuncisos morrerás, por mão de estrangeiros; pois eu o falei, diz o Senhor Deus.

11 Veio mais a mim a palavra do Senhor, dizendo:

12 Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-te: Assim diz o Senhor Deus: Tu eras o selo da perfeição, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.

13 Estiveste no Éden, jardim de Deus; cobrias-te de toda pedra preciosa: a cornalina, o topázio, o ônix, a crisólita, o berilo, o jaspe, a safira, a granada, a esmeralda e o ouro. Em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.

14 Eu te coloquei com o querubim da guarda; estiveste sobre o monte santo de Deus; andaste no meio das pedras afogueadas.

15 Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniqüidade.

16 Pela abundância do teu comércio o teu coração se encheu de violência, e pecaste; pelo que te lancei, profanado, fora do monte de Deus, e o querubim da guarda te expulsou do meio das pedras afogueadas.

17 Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei; diante dos reis te pus, para que te contemplem.

18 Pela multidão das tuas iniqüidades, na injustiça do teu comércio, profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu a ti, e te tornei em cinza sobre a terra, ã vista de todos os que te contemplavam.

19 Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; chegaste a um fim horrível, e não mais existirás, por todo o sempre.

Novamente, o trecho grifado faz (muito vagamente) alusão a alguém que estava numa posição de confiança perante Deus. No entanto, a passagem deixa claro que este alguém era um príncipe que Deus até agora deixou prosperar de boa, mas que ele começou a exagerar um pouco e agora vai ter que pagar a conta.

Nada nessas duas passagens fala de "anjo rebelde" nem nada do tipo. Eram passagens falando de HOMENS rebeldes, e o palavreado lírico usado pra descrever um homem "superior" foi extrapolado de forma literal.

"Mas e o papo de um terço de anjos rebeldes serem lançados no inferno junto com o Diabo, isso veio de onde então?"

Veio de uma leitura atrapalhada de Apocalipse 12:3-9.

12 E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça.

2 E estando grávida, gritava com as dores do parto, sofrendo tormentos para dar a luz.

3 Viu-se também outro sinal no céu: eis um grande dragão vermelho que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas;

a sua cauda levava após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que estava para dar a luz, para que, dando ela a luz, lhe devorasse o filho.

5 E deu a luz um filho, um varão que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono.

6 E a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus, para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias.

7 Então houve guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão. E o dragão e os seus anjos batalhavam,

8 mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou no céu.

9 E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele.

Antes de mais nada, é preciso explicar o que é o Apocalipse. O livro do Apocalipse, também conhecido como "A Revelação de São João" (em inglês inclusive se chama "Revelations", não "Apocalipse") trata-se de uma série de visões que João teve sobre o fim do mundo. E portanto, a descrição de suas visões narram o FUTURO, e não o passado. Uma vez que você comprende isso, é bastante elementar que o livro não está explicando a origem de nada, mas sim o fim — do mundo.

E repare que o livro jamais diz que o "terço das estrelas" e que os "anjos do Diabo" são a mesma coisa. Os anjos do Diabo são algum tipo de criatura espiritual, mas a bíblia JAMAIS diz que eles estavam a comando de Deus e foram subvertidos.

Assim como o próprio Diabo jamais esteve sobre ordens divinas até o dia que virou casaca.

Pra fechar o argumento de que "Lúcifer" jamais é usado na bíblia pra simbolizar um anjo caído, sabe que outro personagem bíblico é descrito com esse nome?

Jesus. Isso mesmo. Acompanhe Apocalipse 22:16:

Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas a favor das igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a estrela brilhante, e da manhã.

A Segunda Epístola de Pedro também não deixa dúvidas sobre o termo, quando o usa pra se referir a Jesus:

E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações.

Sabe qual o termo usado nesse trecho em latim?

et habemus firmiorem propheticum sermonem cui bene facitis adtendentes quasi lucernae lucenti in caliginoso loco donec dies inlucescat et lucifer oriatur in cordibus vestris

E é isso. Em nenhuma ocasião em que o Diabo aparece na bíblia, ele JAMAIS é identificado como um anjo caído.

Esta história — e suas ramificações — são perpetuadas há taaaaaanto tempo que quase parece que ninguém está realmente LENDO a bíblia, estão apenas seguindo e repetindo interpretações erradas que já se solidificaram ao status de tradição imutável.

E aí fica a pergunta.

QUE DIABO É ISSOnão.

Que outras histórias ou ensinamentos bíblicos estariam completamente errados…?

Sobre que outras partes da bíblia o seu pastor está errado…?



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