quinta-feira, 6 de março de 2014

Um guia para entender o que são Bitcoins

Um guia para entender o que são Bitcoins
Byte Que Eu Gosto! - Nerd, Geek, Dicas, Cinema, Games e mais!

O artigo Um guia para entender o que são Bitcoins faz parte do conteúdo do Byte Que Eu Gosto! - Nerd, Geek, Dicas, Cinema, Games e mais!.

Bitcoins estão em todo lugar. A "moeda virtual" toma espaço em noticiários e mesmo governos e empresas têm expressado suas opiniões, ora aprovando, ora condenando. Países como a China já declararam proibição de transações da moeda e casos como MtGox revelam prejuízos de milhões de dólares para quem investia na moeda.

Diante de tudo isto, eu pergunto, você sabe o que são Bitcoins, como funcionam, e o porquê de tanta evidência? Para aqueles que não sabem todas estas respostas, criei este guia básico.

Production Of Bitcoins By Mike Caldwell of Casascius

O que é Bitcoin?

Bitcoin (do inglês bit+moeda) é uma plataforma de transação financeira P2P, trabalhada e distribuída criptograficamente entre os próprios usuários para gerar uma moeda. Esta moeda é chamada Bitcoins. Assim como uma Casa da Moeda, existe um número restrito de Bitcoins para serem gerados, eles são de exatos 21 milhões de Bitcoins.  Isto é gerado de acordo com uma frequência de tempo (atualmente um lote de 25 Bitcoins é gerado a cada dez minutos). Esta tecnologia não chega a ser nova, ela foi especulada pela primeira vez em 2008 por um desenvolvedor que usa o pseudônimo Satoshi Nakamoto. A real distribuição de Bitcoins começou em 2009.

Portanto, Bitcoin é uma tecnologia e Bitcoins é o nome da moeda gerada por esta tecnologia. Assim como são os Torrents, ela tem processamento e distribuição descentralizada e realizada pelos seus próprios usuários. O número total de Bitcoins no mercado chegará a 21 milhões e a partir daí ele circulará livremente, sem nenhuma forma de regulamentação.

Como posso conseguir Bitcoins?

Basicamente, existem duas formas de se obter Bitcoins. A primeira e mais óbvia é comprando Bitcoins. Existem diversos sites que funcionam como intermediadores entre quem quer comprar e vender a moeda. A forma mais usual de compra é por transferencia bancária imediata, paypal ou até mesmo dinheiro em espécie, em encontros pessoais.

A segunda forma é "mineirando" pela moeda. Esta é a forma tecnicamente mais barata, entretanto a mais imprecisa de quando e quanto você receberá.

O que significa "minar" Bitcoins?

Como explicado anteriormente, os Bitcoins são gerados através de um protocolo P2P. A este processo de conseguir Bitcoins, chamamos "minar", uma analogia aos mineiros em busca de ouro. O processo de minar consiste em participar de um trabalho coletivo de resolução de desafios matemáticos avançados, este imenso quebra cabeças fará com que um dos participantes consiga chegar a um código de 64 números que dá direito a 25 Bitcoins.

Entretanto, devido ao alto valor dos Bitcoins (no momento em que estou escrevendo este texto, ele está valendo cerca de 670 dólares), a quantidade de "mineiros" é cada vez maior. Daí foram criados grupos de  mineração, onde uma quantidade maior de pessoas minam de forma colaborativa e dividem os lucros cada vez que conseguem o lote de 25 Bitcoins. A fração ganha é mínima, portanto você precisa ir somando bem aos poucos os "centavos" de bitcoins acumulados. Claro, você pode minar por conta própria, mas é como uma loteria, e quanto mais pessoas participam, matematicamente mais difícil são as chances de você ser contemplado.

Lembre-se que existirão apenas 21 milhões de Bitcoins ao fim. Ou seja, cada vez a procura por conseguir Bitcoins mineirando é maior e inevitavelmente um dia cessará. E o espaço de tempo é flexível, podendo um dia ser aumentado. Some toda esta informação ao valor especulado, que já fez cada Bitcoin valer mais de mil dólares. Tenha sempre em mente que no universo dos Bitcoins tudo pode mudar, de uma hora pra outra.

how-bitcoin-mining-works

Bitcoins podem ser rastreados?

Não. Como dito anteriormente, Bitcoins são sequências numéricas únicas de 64 dígitos que não podem ser atreladas ao seu portador. Por esta razão, Bitcoins têm sido usado em verdadeiros mercados cinza, onde você pode negocia-los por qualquer coisa, coisas até mesmo ilegais.

Um dos casos mais notórios aconteceu em outubro de 2013, num mercado de Bitcoins chamado Silk Road, onde seu dono foi preso pelo FBI por acusações que iam desde tráfico de drogas até encomendas de assassinato. Naturalmente, alguns serviços totalmente legais e conhecidos já estão aceitando Bitcoins como forma de pagamento, como a tradicional OverStock.com, mas o anonimato de quem tem a moeda abre uma enorme oportunidade de uso para bens ilícitos.

Mas, Bitcoins são legais?

Resumidamente, sim. Nos EUA elas não são consideradas uma moeda real, pois não são "impressas" e a legislação americana, como acontece com todas as novas tendências sociais, ainda não deliberou sobre sua legalidade. Já a China, em dezembro do ano passado, proibiu qualquer que comércio use Bitcoins como moeda. Isto fez empresas como Alibaba e Deal Extreme encerrarem atividades com ela. No Brasil, ainda não há sequer uma palavra oficial sobre Bitcoins, até o presente momento, mas é possível encontrar mercadores de bens e serviços locais aceitando Bitcoins como forma de pagamento.

Mas, quem controla o preço dos Bitcoins?

Ninguém. Ou todo mundo. O valor dos Bitcoins é livre de regulamentação, variando de acordo com a procura e a demanda da moeda. O valor pode subir na sua escassez, ou numa situação onde algum investidor retém uma grande quantidade de Bitcoins no mercado, assim como pode despencar, caso a disponibilidade seja abundante. É por este motivo que o preço da moeda já sofreu altas e quedas vertiginosas do dia para a noite. Atualmente, a maior parte de quem consegue Bitcoins a usa para especulação, ou seja: guarda esperando o valor subir e então vender. O que também pode acabar fazendo o valor cair, tudo depende do interesse pela sua circulação. Sob a óptica econômica, isto torna plenamente possível que um dia os Bitcoins simplesmente percam valor e desapareçam, dependendo apenas do interesse do mercado.

Screen Shot 2014-03-05 at 7.00.34 PM

Então, Bitcoins são como uma Pirâmide?

Não. Piramides têm, antes de tudo, a natureza fraudulenta. Bitcoin é apenas uma moeda não regulada e anônima que tem seu valor dependente do interesse do mercado que ela movimenta. Claro, há tanto o risco como você ganhar o dobro ou desvalorizar-se pela metade. Neste sentido, Bitcoins podem ser objeto de especulação como qualquer commodity.

Então, que mal há em investir em Bitcoins?

Existem vários riscos para quem quer criar uma pequena economia em Bitcoins, pois eles não têm características de titularidade ou portabilidade. Em resumo, não se pode rastrear de onde vem um Bitcoin nem quem é seu dono. Quem portar é o dono naquele momento e não se pode provar de onde veio. isto gera um interesse muito grande de hackers para extrair códigos de Bitcoins de instituições onde são guardados.
O caso mais recente foi com a operadora japonesa MtGox, que fazia o serviço de venda e compra de Bitcoins, algo relativamente parecido com uma operadora financeira "real". Alegando um ataque de hackers, a MtGox fechou seus serviços, desaparecendo mais de 700 mil bitcoins de seus clientes e cerca de 100 mil bitcoins próprios. Em dólares, o valor do rombo ultrapassou a casa dos 470 milhões de dólares. O resultado para o dono da MtGox, que também é um dos fundadores do Bitcoin, é uma montanha de processos por parte de seus ex-clientes, mas o resultado destes processos ainda é incerto. Não houve desvio de moeda "real", mas sim de uma moeda que não tem ligação nenhuma com o mercado formal. para quem quer começar a se aventurar neste mercado, recomendo acompanhar mais de perto este caso.

Além do risco especulatório, onde o valor que você pagou por um Bitcoin pode cair pela metade do dia para a noite, existem riscos que vão até a invasão de hackers em servidores onde você guarda e mina Bitcoins. No mercado tradicional você encontra formas de investir dinheiro que podem não te prometer milagre, mas garantem integridade. Em última instancia, até mesmo investimentos de risco como bolsa de valores se mostram mais seguros do que Bitcoins.

Portanto, tenha muita cautela ao tentar entrar no mundo dos Bitcoins, pois, como diria o Pink Floyd, dinheiro é a raiz de todo mal. Seja real, seja virtual.

O artigo Um guia para entender o que são Bitcoins faz parte do conteúdo do Byte Que Eu Gosto! - Nerd, Geek, Dicas, Cinema, Games e mais!.



Original Article: http://blog.bytequeeugosto.com.br/o-que-sao-bitcoins/

Nenhum comentário:

Postar um comentário