Apesar da maioria das pessoas entenderem a data mais como sinônimo de "chocolate", a Pascoa é um dos feriados mais importantes do Cristianismo, talvez perdendo apenas em popularidade – mas não em significado religioso – para o Natal.
Entre março e abril (ao fim do período de 40 dias após a Quarta-Feira de Cinzas conhecido como "Quaresma"), os cristãos celebram a Semana Santa, em cujo domingo é comemorada a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação na Sexta-Feira Santa, por volta do ano 33 d.C. A origem dos festejos, contudo, é a chamada "Páscoa judaica" ou "Pessach", que celebra a fuga dos hebreus escravizados no Egito, lá pelo ano 1280 a.C.
Com esta tradição secular, o feriado ganhou contornos de diversas culturas, e símbolos como o coelho e o ovo ganharam importância – principalmente por impulsionarem o comércio. Mas enquanto por aqui nós temos a tradição de encher as lojas e supermercados de ovos de chocolate superfaturados pendurados na altura exata da cabeça dos mais altos, diversos países possuem o seu jeito próprio de celebrar a data. Abaixo, você vai conhecer o que vai acontecer no próximo domingo em alguns deles:
1. Alemanha
Na Alemanha, a Páscoa é comemorada junto com a chegada da primavera, por isso existe a tradição de se decorar as árvores com ovos de galinha esvaziados através de um furo e coloridos com tinta e papel. O vídeo abaixo mostra um alemão de 76 anos que juntou mais de 10 mil ovos para decorar uma macieira em seu jardim:
2. Austrália
Na Austrália, ao invés do coelho usual, quem distribui ovos de Páscoa é o Bilby, um marsupial nativo do país. A "troca" ocorreu porque no país os coelhos são considerados uma praga não controlada, enquanto o novo mascote corre risco de extinção.
3. Bermudas
A Páscoa costuma ser celebrada nas Bermudas com os habitantes empinando pipas coloridas para representar a ascensão de Cristo ao céu.
4. Escócia
Na Escócia, uma das brincadeiras tradicionais é uma disputa entre as crianças que consiste em rolar ovos de galinha decorados por uma ladeira, para ver qual deles consegue atingir a maior distância sem quebrar.
5. Finlândia
A Páscoa na Finlândia é comemorada de forma semelhante ao que vemos no Halloween americano, com crianças fantasiadas pelas ruas recolhendo doces dos vizinhos.
6. França
Na França existe uma tradição desde 1973 onde os cavaleiros da Confraria Mundial da Omelete Gigante de Páscoa preparam uma "modesta" omelete com nada menos do que 15 mil ovos.
7. Guatemala
Na Guatemala, a Páscoa é marcada por celebrações religiosas com trajes típicos, incensos, máscaras e tapetes coloridos – que enfeitam o caminho dos fieis até as igrejas.
8. Grécia
A Páscoa traz uma curiosa tradição na Grécia, em que ovos vermelhos (simbolizando o sangue de Jesus) são distribuídos entre convidados, que devem encostar no ovo de outro convidado até rachá-lo. Reza a lenda que o último a ter seu ovo rachado terá bastante sorte no ano seguinte.
9. Índia
Na Índia, a Páscoa e a chegada da primavera são celebrados com o alegre e colorido festival Holi, em que os hindus comemoram o surgimento do deus Krishna com muita música, dança e comidas especiais. Pós de diversas cores são utilizados pelos anfitriões para marcar a testa dos convidados e por crianças e adultos mais empolgados que brincam de deixar tudo ao seu redor bem colorido.
10. Polônia
Na Páscoa da Polônia, a tradição diz que o dono da casa não pode ajudar a preparar o famoso "Pão de Páscoa", pois caso contrário seu bigode ficará cinza e a massa irá desandar. Há quem diga que esta seja apenas uma boa jogada de marketing das padarias polonesas, mas por via das dúvidas nenhum bigodudo costuma arriscar…
Agora, definitivamente, de todas as formas de comemorar a Páscoa, esta é, sem dúvidas, a mais bizarra:
Quer descobrir experiências deliciosas para incrementar a sua Páscoa?
Clique aqui para assistir aos nossos vídeos especialmente dedicados a essa bela festança!
Fonte: Nômades Digitais / BuzzFeed / Wikipedia
Original Article: http://www.manualdomundo.com.br/2014/04/como-se-comemora-a-pscoa-em-outros-pases/
Nenhum comentário:
Postar um comentário