Era uma vez um blog maroto que tinha milhares de visitas em sua homepage diariamente. Seu dono o amava da mesma forma que um pai ama seu próprio filho – e sem se preocupar em dar presentes em datas comemorativas.
Este blog e seu dono eram felizes, viviam em tranquilidade. O dono alimentava o blog e o blog o alimentava, cada um à sua própria maneira.
O que os dois não sabiam é que, do outro lado do mundo, inimigos estavam nascendo. Dois inimigos aos dois amigos inseparáveis: Os memes e o Facebook.
Tanto o blog quanto o seu dono ficaram tranquilos, por um tempo, achando que a moda daqueles dois indivíduos – nem eram considerados inimigos até então – era só passageira… Mas estavam enganados.
Não demorou muito até que os memes começassem a ficar famosos em terras tupiniquins (aproveite e confira quantas vezes usei a palavra "tupiniquins" aqui no Haznos) e a tomarem o espaço que este blog já tinha conquistado. Milhares de outros blogs de memes surgiram e literalmente roubaram todos os visitantes que o blog e seu dono tinham conquistado em mais de sete anos de trabalho.
Ambos continuaram pensando positivo e achando que aquilo ainda era passageiro, logo as pessoas esqueceriam os memes e tudo voltaria ao normal. E foi aí que o Facebook desembarcou no Brasil, trazendo um truque na manga que meses depois seria revelado: A timeline.
A timeline do Facebook encantou usuários do mundo inteiro. Aquilo era evidentemente sensacional e não demorou até que usuários de todos os blogs, inclusive os blogs amigos deste blog, tivessem que migrar para o Facebook, abrindo suas páginas por lá tentando levar usuários de volta pra casa, quase que puxados pela orelha. E isso estava funcionando bem pra todo mundo, menos para aquele blog e seu dono, que se consideravam, erroneamente, sortudos de já terem conquistado um espaço e público sensacionais.
Eles continuaram, por um pouquíssimo tempo, tentando batalhar de igual pra igual com os memes e o Facebook. E é óbvio que perderam de lavada.
Blogs de memes estouraram, inclusive por conta do Facebook.
E o Facebook estourou, inclusive por conta dos memes.
Até que a revolução chegou e deixou a curiosidade das pessoas restrita a pequena linha do tempo proposta pelo Facebook. Milhares de blogs e sites e marcas e empresas e toda e qualquer coisa precisavam estar no Facebook para serem vistos. Só havia vida dentro da timeline. E todos tornaram-se, sem perceber, reféns do Facebook, que tinha o conteúdo produzido por milhões de pessoas que só queriam divulgar o seu próprio blog, site, marca, empresa ou qualquer outra coisa.
E o blog morreu. Penduraria as chuteiras, caso usasse um par delas.
Os inimigos do blog, em contrapartida, continuaram.
Os memes estavam felizes, trollando tudo e fuckyeazando qualquer coisa. Definitivamente os memes só queriam ser felizes e talvez nem tivessem visto o blog que atropelaram junto com o Facebook. Mas os memes estavam sendo vistos. Assim como os blogs, sites, marcas, empresas e qualquer outra coisa, os memes também estavam sendo vigiados de perto, enquanto o inimigo do falecido blog procurava um novo inimigo.
Não é preciso dizer que os memes foram patrolados e, indo direto ao ponto, retirados à força do Facebook, lugar onde eles tinham dominado com firmeza.
Os memes ainda não morreram, mas já não tem mais sua casa, seu lar.
E não há Luciano Huck que os ajude, coitados.
Não há "De volta pra minha terra" que dê conta.
Os memes existem mas, já sabem, que vão morrer.
O inimigo do blog já falecido conseguiu aniquilar outro inimigo deste blog. E tanto o blog e seu dono afirmam que, neste caso, o inimigo do inimigo deles não é seu amigo.
Na verdade, não é amigo de ninguém.
O Facebook é o gordinho dono da bola. Um gordinho rancoroso que se tornou popular.
O Facebook é a Kelly Key, que agora que cresceu você quer namorar ela.
E ela, meu grande amigo do peito, ela não o quer.
Então, ainda mais recentemente que os "recentementes" ditos recentemente, o Facebook que recebeu conteúdo de tantos blogs, sites, marcas, empresas e quaisquer outras coisas decidiu ir contra tudo e todos, menosprezando todo este conteúdo gerado "de graça" e que o fez tão popular.
Nos últimos dias o Facebook talvez tenha dado seu último suspiro antes de cair em depressão por não ser mais o centro das atenções. E este texto, por mais que conte a história deste blog, não é nem sobre os memes, é sobre um (in)certo Facebook e seu possível declínio.
Muitas marcas investiram muito dinheiro para conseguir muitos fãs em suas fanpages. E hoje, com esta recente mudança pelas bandas do Facebook, muitos estão se vendo sem seu principal meio de divulgação. Todos os usuários do Facebook só estavam no Facebook, sempre, e não nos blogs, sites, etc. porque tudo estava no Facebook. Desde quarta-feira, não mais. Só quem pagar (fanpages que pagarem) terá seu conteúdo mostrado nas linhas do tempo de quem curtiu uma porrada de páginas que julgava interessante para si mesmo.
Por incrível que pareça o Facebook virou inimigo do próprio Facebook.
E obviamente, o Facebook perdeu.
Ou perderá.
E toda a classe B, C, D e E, que comprou celular só pra passar a vida no Facebook mesmo sem estar sentado na frente do computador, não terá o que fazer com seus smartphones.
Preparem-se para o caos, a não ser que uma rede social sensacional chegue rapidamente e tome este novo mercado que, daqui pra frente, provavelmente e assim espero, será tratado como merece.
Prevejo que ainda leremos muito sobre isso na própria linha do tempo do Facebook.
Claro que só se o site que fez esta matéria pagar para o Facebook mostrar isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário