Está é Debbie Sterling, engenheira americana formada em Stanford cuja história de sucesso foi de uma indignação pessoal com o mundo cor-de-rosa das prateleiras de brinquedos para meninas até o feito de ser a primeira pequena empresa a pagar 4 milhões de dólares por um comercial de TV no intervalo do SuperBowl.
Cansada de ver poucas mulheres na área conhecida como STEM, Science, Technology, Engineering and Mathematics, (nos USA só 11% dos engenheiros são mulheres, como ela conta nesse vídeo) e vendo-se cercada de um mundo onde desde pequenas as meninas são ensinadas a se transformarem em princesas, Debbie criou um projeto de um brinquedo de montar para meninas, algo que despertasse o desejo de construir, de estudar ciência, de fazer engenharia. Depois de meses trabalhando em seu apartamento, ela chegou a protótipo. Testou-o com centenas de crianças e...funcionou.
O projeto se chamava GoldieBlox (@goldieblox) , um kit para garotas que querem ser engenheiras, com um brinquedo de montar, um livro e uma personagem (Goldie) que é inventora e monta coisas.
Então vieram os drawbacks. A dificuldade de conseguir introduzir um brinquedo de montar numa sociedade que quase obriga menininhas a viverem num mundinho cor-de-rosa que faz com que elas percam o interesse em ciência antes dos 8 anos de idade.
Cansada de ter seu projeto e protótipo rejeitados, ela pleiteou o financiamento de 150 mil dólares pelo site de crowdfunding Kickstarter.
Em 4 dias ela conseguiu 250 mil dólares e assim a GoldieBox começou.
O primeiro vídeo da GoldieBlox viralizou, mas teve problemas jurídicos com a banda Beasty Boys que concorda com a ideia da empresa, mas não concorda com a paródia da música Girls que foi usada sem pagar direitos.
Vídeo que viralizou:
O vídeo foi retirado. Mas ideia pegou e, em 2013, seus brinquedos passaram a ser vendidos numa das maiores redes da América do Norte, a famosa Toys'R'US.
E então veio a oportunidade de veicular um comercial de 30" em um dos maiores eventos midiáticos dos Estados Unidos (e do mundo), o SuperBowl. Vinte mil pequenas empresas se candidataram para esta vaga através de um concurso da Intuit, o "Small Business Big Game" Super Bowl ad contest. E adivinha? Exato. GoldieBlox foi o vencedor.
Este é o comercial da GoldieBlox, que convida meninas pequenas a abandonarem seus brinquedos cor-de-rosa e de princesa para uma aventura científica e criativa.
Não acredito que o GoldieBlox sozinho vá mudar o mundo, mas é lindo ver uma engenheira empreendedora que tem por objetivo a disrupção da 'gôndola cor-de-rosa' para que todas as crianças possam brincar de inventar, independente do gênero.
You Go, Debbie !
PS _ Genes bons tem essa Debbie: sua avó foi uma das primeiras mulheres cartunistas, criadora do Mr.Magoo
O post Chega de brinquedo cor-de-rosa pra meninas apareceu primeiro em Rosana Hermann.
Original Article: http://noticias.r7.com/blogs/querido-leitor/chega-de-brinquedo-cor-de-rosa-pra-meninas/2014/02/03/
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