Pegadinha clássica
Quem diria que um recurso tão primitivo da informática, o GIF animado, poderia servir para mostrar como a ciência é tão fascinante e intrigante.
O formato de imagem GIF (Graphics Interchange Format, que poderia ser traduzido como "formato para intercâmbio de gráficos") é muito utilizado em toda a internet, inclusive para imagens fixas. Mas são suas sequências de imagens animadas que conseguem produzir este encanto – principalmente, quando são GIFs de gatinhos.
Contudo, a gente encontrou uma série de GIFs que consegue ser ainda mais incrível do que filhotes fofinhos fazendo coisas de filhotes fofinhos: "Mágica" sem truques, "Não é Feitiçaria…" É a ciência em ação, meus amigos!
Muita gente relaciona a palavra "ciência" com aulas chatas na escola, matérias complicadas e provas difíceis. Talvez isto aconteça justamente porque é difícil compreender o funcionamento de fenômenos físicos e químicos só com a explicação do professor e as ilustrações dos livros. E digamos que a maioria dos laboratórios das escolas brasileiras, quando existem, não são lá muito equipados…
Quem conhece o Manual do Mundo e assiste aos nossos vídeos, certamente já se rendeu a esse amor incondicional pela ciência. Mas não custa nada trazer mais alguns bons motivos para você que ainda não se entregou, se render vez:
Neve artificial
Você achou que alguém estava preparando um leitinho morno pra tomar com bolachas, mas na verdade é a mistura de poliacrilato de sódio com água produzindo "neve artificial". Ficou interessado? Tá meio sem grana pra fazer aquela viagem internacional e aproveitar o final da estação? Aprenda a fazer sua própria Olimpíadas de Inverno clicando aqui.
Amoeba magnética
Calma, não estamos presenciando uma invasão alienígena… Esta coisa preta aí em cima devorando um superímã até parece a criatura extraterrestre que deu origem ao Venom, inimigo mortal do Homem Aranha. Mas na verdade trata-se de uma "geleca" magnética (e você pode aprender a fazer a sua clicando aqui).
Pasta de dente de elefante
Ou o rapaz acima exagerou na espuma de barbear ou deve estar preocupado com a escovação dos dentes do seu paquiderme de estimação. Como ele não tem barba pra fazer nem deve ter um quintal grande o suficiente, podemos considerar a hipótese de ser só uma reação química com água oxigenada concentrada e iodeto de potássio. Entenda esta experiência maluca clicando aqui!
Açúcar surpresa
Antes de mais nada é preciso dizer que apesar de parecer um susto inofensivo, esta não é uma boa ideia pra fazer uma pegadinha no café da manhã. Sério, eu sei que você pensou nisso. Para revelar o segredo obscuro (e escuro) contido no interior do açúcar (moléculas de carbono) e fazer essa "bruxaria" química, é preciso utilizar ácido sulfúrico, uma substância perigosa. Veja nosso vídeo com a experiência clicando aqui.
Mola caindo em slow motion
Malditos ninjas! Mal posso ver seus movimentos… Assim como os agentes secretos do Japão feudal, a maioria dos fenômenos científicos que acontece ao nosso redor são imperceptíveis ao olho humano. É aquela história, quando você vai ver, já foi. Felizmente, nos dias de hoje existem câmeras capazes de capturar muitas imagens por segundo. Confira todos os nossos vídeos utilizando o efeito de slow motion clicando aqui.
Não falei que até um simples GIF animado poderia ser totalmente educativo?!
A partir de agora começamos uma nova série aqui no Manual do Mundo com muitas outras cenas impressionantes que só a ciência é capaz de explicar!
Original Article: http://www.manualdomundo.com.br/2014/02/gifs-animados-que-s-a-cincia-consegue-explicar/
Nenhum comentário:
Postar um comentário