Essa semana, pelo menos 2 publicaçoes decidiram falar sobre o mesmo assunto – BuzzFeed e Digiday se deram conta, graças à enorme repercussao do assassinato de um jovem negro na cidade de Ferguson, nos EUA, que o Facebook definitivamente deixa muito a desejar no quesito breaking news. Enquanto a timeline dos usuários do Twitter foi inundada por notícias sobre a morte de Michael Brown e seus desdobramentos, a newsfeed dos usuários do Facebook estava – e ainda está – cheia de vídeos do desafio do balde de água gelada. E isso é um problema? Nao exatamente. Apesar de Twitter e Facebook continuamente copiarem recursos um do outro, as duas plataformas sao diferentes e têm diferentes origens e funçoes, lembra o BuzzFeed. O problema em si é o Facebook sugerir que é o melhor destino da internet para quem está procurando breaking news quando, claramente, nao é.
A 'culpa', se assim pode-se dizer, pode recair tanto sobre os algoritmos da rede social, que selecionam o conteúdo considerado mais adequado para cada usuário, quanto sobre os próprios usuários, que talvez nao curtam nem comentem as notícias relacionadas ao caso simplesmente porque nao estao interessados no assunto. Charlie Warzel, autor da matéria no BuzzFeed, fala de uma amiga que estava tao frustrada com a falta de cobertura do caso Ferguson no Facebook que criou um evento falso na rede social – disse que tinha se casado – só para falar dos protestos e ter visibilidade, veja abaixo. Como o Facebook prioriza casamentos, nascimentos de bebês e coisas do gênero, a estratégia funcionou. Mas o BuzzFeed lembra – "nao há uma regra que diga que o Facebook tem que ser um lugar para cobertura de notícias segundo a segundo. Nem tampouco o Facebook tem a obrigaçao de mostrar uma notícia específica para seus usuários". O Digiday complementa – "O Facebook é um lugar para amigos, família e diversao. As pessoas querem que ele seja o seu lugar feliz". E é por isso que desafios como o balde de água gelada fazem tanto sucesso na rede social de Mr. Zuckerberg. Mas o fato é – se realmente quer ser levado a sério como fonte relevante de notícias, o Facebook ainda tem um longo caminho pela frente. Nesse cenário, o Twitter está anos-luz adiante.
Como o caso Ferguson deixou claro que o Facebook nao é o lugar das breaking news
O post Como o caso Ferguson deixou claro que o Facebook nao é o lugar das breaking news apareceu primeiro em Blue Bus.
Original Article: http://www.bluebus.com.br/como-o-caso-ferguson-deixou-claro-que-o-facebook-nao-e-o-lugar-das-breaking-news/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=como-o-caso-ferguson-deixou-claro-que-o-facebook-nao-e-o-lugar-das-breaking-news
Nenhum comentário:
Postar um comentário