Os irmãos Castro são bem famosos no YouTube. Marcos e Matheus tem um canal com mais de 1 milhão de inscritos e estão entre os nomes mais influentes da internet brasileira. Mas o último feito da dupla não tem muito a ver com visualizações no YT e sim com toda a mudança do conteúdo produzido na web.
Com um projeto no Catarse, eles bateram o recorde de dinheiro arrecado no site. Trata-se de um game cantado, no estilo 16 bits, que homenageia jogos clássicos e tira sarro de clichês encontrados no mundo dos games: é "A Lenda do Herói", que nasceu de um vídeo no YouTube que tinha o mesmo nome. Olha só:
Falei com Marcos Castro, que me contou como nasceu o vídeo. "Em janeiro de 2012, o YouTube promoveu um concurso chamado YouTube Next Up, com o intuito de ajudar canais com potencial de crescimento. Foi daí que surgiu a ideia da Lenda do Herói: músicas autoriais, com a fórmula "humor + games", diz.
A partir da receptividade do público, que perguntou se aquilo era um game real, Marcos teve a ideia de fazer um jogo. "Eu sempre quis fazer jogos, na verdade. Tenho um jogo de RPG Maker feito por mim, chamado Portal (eu tinha que ter registrado o nome na época e ficar rico às custas da Valve) e pesquiso sobre criação de jogos desde 1997. Isso sempre foi um desejo e, na primeira oportunidade, eu comecei a planejar essa possibilidade".
Crowdfunding e o recorde do Catarse
Com a ajuda do seu irmão, Matheus, ele começou a escrever os roteiros das outras fases. Depois, começaram a sondar possíveis empresas para desenvolver o game. "De início queríamos fazer um jogo bem simples, mas depois de uma conversa com o estúdio Dumativa, vimos que o jogo poderia ter um escopo bem maior. A partir desse momento, firmamos uma parceria e já estamos há mais de um ano nesse projeto, culminando agora com a campanha de crowdfunding."
Em 24 horas, o projeto já tinha arrecado mais de R$ 40 mil. E o sucesso surpreendeu Marcos. "Nem nos meus sonhos mais otimistas eu imaginava um retorno tão legal do público. Eu tinha esperanças de que a campanha daria certo, por conta do engajamento do público nas redes sociais e também em shows e eventos. Mas, de qualquer forma imaginávamos que chegaríamos a bater recordes. Para mim até hoje é inconcebível eu ter arrecadado nas primeiras 24 horas mais do que os Raimundos e Dead Fish. Isso só mostra a força da internet".
Atualmente, "A Lenda do Herói" já arrecadou quase 175 mil reais — e com mais dinheiro será possível ampliar o game. Faltam 26 dias para o projeto se encerrar no Catarse e a estimativa é que o jogo fique pronto em janeiro de 2016.
O público escolhe (e financia) o que quer ver
No caso de Marcos Castro, ficou bem definido: os fãs dos produtores de conteúdo financiaram o projeto. O feito provou que o público tem cada vez mais relevância para quem faz conteúdo. "A internet é democrática porque os criadores de conteúdo têm liberdade de mostrar o seu trabalho e também porque o público tem a liberdade de se comunicar com quem cria. O feedback é imediato e deve ser levado em consideração sempre. Nós temos a liberdade de criar, mas é o público que define se quer que aquilo vá para frente ou não", diz Marcos.
Enquanto essa prática não é tão usada por aqui, lá nos Estados Unidos vários youtubers já usam crowdfunding para conseguirem tocar seus projetos. O youtuber Freddie Wong arrecadou mais de meio milhão de reais com seu projeto para criar uma websérie, enquanto James Rolfe, outro youtuber, conseguiu mais de 700 mil reais para fazer um filme.
Essas iniciativas até fizeram com que o Google fizesse uma mudança no YouTube, permitindo linkar nos vídeos projetos do Kickstarter ou do Indiegogo. Curioso é que esses projetos foram financiados no final de 2011 e no começo de 2012. Ou seja, essa cultura já tá rolando lá fora há um tempo, mas parece que aos poucos vai pegando por aqui.
A escolha do público sobre o que ver e o que consumir está por todo lugar: no YouTube, no Netflix, nos serviços de streaming de música… Afinal, qual foi a última vez que você se perguntou "deixa eu ver o que tá passando na TV"?
O caso da "A Lenda do Herói" é a prova final de que o entretenimento do YouTube Brasil também é cada vez mais construído a partir da experiência que o usuário quer ter.
The post Como um youtuber brasileiro arrecadou 175 mil reais e bateu o recorde do Catarse appeared first on youPIX.
Original Article: http://youpix.virgula.uol.com.br/pessoas/lenda-do-heroi-175-mil-catarse/
Nenhum comentário:
Postar um comentário