sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Podcast completa 10 anos de existência, mas mídia ainda sofre para se auto-sustentar no Brasil

Podcast completa 10 anos de existência, mas mídia ainda sofre para se auto-sustentar no Brasil
youPIX

podcast-abre

Você sabe o que é um podcast? Essa pergunta ainda recebe muitos "nãos" na internet brasileira, mas a mídia, que neste mês de agosto completou 10 anos, possui ouvintes fiéis no Brasil e vem crescendo a cada ano.

Podcast é uma mídia jovem, com muito espaço para crescer e que vem buscando a profissionalização no Brasil. É inegável que a podosfera brasileira cresce em oferta de programas pra se ouvir, mas ainda existe um desafio comercial muito grande. Apesar da influência enorme que tem sobre seus ouvintes – 50% deles afirma já ter comprado algo indicado em um cast -, poucos são os podcasts que conseguem monetizar seu conteúdo.

 


Podcasts: o que é? De onde vem? Como se reproduzem?
Resumindo e tentando ficar neutro em relação aos debates calorosos da podosfera, podemos definir podcast como arquivos de áudio, vídeo e outras variantes de mídia, que são distribuídos e baixados através da assinatura de um feed RSS.

Já o termo Podcast é um neologismo, que derivou das palavras "broadcast" e ipod (que teve um papel muito importante nessa história), citado inicialmente no jornal inglês The Guardian em Fevereiro de 2004 pelo jornalista Bem Hammersley.

Tudo começou a partir do ano 2000, quando Dave Winner começou a trabalhar em scripts que permitissem o envio de áudio e vídeo através de assinaturas de RSS (até então só usado por sites para distribuir seu conteúdo escrito). A ideia deu certo, porém foi disseminada entre poucos entusiastas da época, entre eles Adam Curry, um ex-vj da MTV que iniciou seu podcast em 13 de Agosto de 2004 (apesar de não ter sido o primeiro podcast, esta data ficou amplamente difundida como o ponto inicial da mídia).

O grande boom da mídia veio a partir do lançamento do primeiro iPod Mini, que na época era pouco mais caro que os outros players de mídia e possuía espaço de armazenamento muito superior (4gb contra 256 mb de concorrentes com preços similares).

podcast-meio

 


10 anos depois…
Nos Estados Unidos, segundo uma pesquisa publicada pelo Pew Research Center, cerca de 27% dos americanos já ouviram um podcast na vida. Outra pesquisa aponta que 15% dos americanos ouvem podcast semanalmente. Isso seria o equivalente a um público de 48 milhões de pessoas.

No Brasil, o podcast mais amplamente conhecido é o Nerdcast, do site Jovem Nerd. Criado em março de 2006, o Nerdcast conta com mais de 427 episódios e é sinônimo de sucesso comercial na podosfera brasileira, tendo anunciantes de peso em seus programas, além da venda de produtos próprios, como camisetas, canecas e até mesmo livros.

nerdcast

 


"Podcast não dá dinheiro como um vídeo do YouTube"
Conversei com Thiago Miro, criador do Mundopodcast e um membro ativo da podosfera brasileira sobre a atual posição da mídia no Brasil. Ele afirmou que a mídia não tem um público grande se comparada a outras. "Segundo os dados da PodPesquisa de vários podcasts que tive acesso, posso estimar que cerca de 85% das pessoas que ouvem podcast, ouvem o Nerdcast", diz.

Quando perguntado sobre a entrada de anunciantes, Thiago afirma que falta maturidade. "Pouquíssimos podcasters são bons vendedores como o Jovem Nerd, o Luciano Pires e a dupla Tato e Maury do WeRgeeks. Num âmbito geral, a mídia não está pronta para os anunciantes, já que há muito amadorismo na produção dos podcasts. E por amadorismo não falo em qualidade do produto e sim no tino comercial dos podcasters, não somos vendedores. Ninguém vive de podcast, ele apenas é uma vitrine para outras coisas que o podcaster produz, como uma loja, presença em eventos etc. Podcast em si não dá dinheiro como um vídeo no Youtube", diz.

 

Qual o tamanho da podosfera brasileira?
Em um esforço para mensurar o tamanho da podosfera brasileira, foi realizada a terceira edição da Podpesquisa, que atingiu impressionantes 16.197 respostas (contra 2.487 da edição de 2008). Dentre os resultados obtidos, posso ressaltar alguns muito interessantes:

  • Em média, um ouvinte de podcast costuma assinar 5,5 podcasts diferentes
  • O ouvinte de podcast gasta 8 horas semanais ouvindo seus programas favoritos
  • Mais de 50% dos ouvintes já compraram (mais de uma vez) produtos indicados por podcasts
  • 87% do público de podcasts é formado por homens;

A Podpesquisa 2014 foi dirigida por Léo Lopes (Radiofobia), Dudu Sales (Papo de Gordo), Gabriel Toledano (Aerocast) e Ronaldo "Racum" Ferreira, além de ser divulgada por centenas de podcasts participantes. Ouça o Metacast sobre os resultados obtidos e acesse a Podpesquisa 2014.

 


The post Podcast completa 10 anos de existência, mas mídia ainda sofre para se auto-sustentar no Brasil appeared first on youPIX.



Original Article: http://youpix.virgula.uol.com.br/podcast/10-anos-de-podcast/


Nenhum comentário:

Postar um comentário