Você sabe o que é um podcast? Essa pergunta ainda recebe muitos "nãos" na internet brasileira, mas a mídia, que neste mês de agosto completou 10 anos, possui ouvintes fiéis no Brasil e vem crescendo a cada ano.
Podcast é uma mídia jovem, com muito espaço para crescer e que vem buscando a profissionalização no Brasil. É inegável que a podosfera brasileira cresce em oferta de programas pra se ouvir, mas ainda existe um desafio comercial muito grande. Apesar da influência enorme que tem sobre seus ouvintes – 50% deles afirma já ter comprado algo indicado em um cast -, poucos são os podcasts que conseguem monetizar seu conteúdo.
Podcasts: o que é? De onde vem? Como se reproduzem?
Resumindo e tentando ficar neutro em relação aos debates calorosos da podosfera, podemos definir podcast como arquivos de áudio, vídeo e outras variantes de mídia, que são distribuídos e baixados através da assinatura de um feed RSS.
Já o termo Podcast é um neologismo, que derivou das palavras "broadcast" e ipod (que teve um papel muito importante nessa história), citado inicialmente no jornal inglês The Guardian em Fevereiro de 2004 pelo jornalista Bem Hammersley.
Tudo começou a partir do ano 2000, quando Dave Winner começou a trabalhar em scripts que permitissem o envio de áudio e vídeo através de assinaturas de RSS (até então só usado por sites para distribuir seu conteúdo escrito). A ideia deu certo, porém foi disseminada entre poucos entusiastas da época, entre eles Adam Curry, um ex-vj da MTV que iniciou seu podcast em 13 de Agosto de 2004 (apesar de não ter sido o primeiro podcast, esta data ficou amplamente difundida como o ponto inicial da mídia).
O grande boom da mídia veio a partir do lançamento do primeiro iPod Mini, que na época era pouco mais caro que os outros players de mídia e possuía espaço de armazenamento muito superior (4gb contra 256 mb de concorrentes com preços similares).
10 anos depois…
Nos Estados Unidos, segundo uma pesquisa publicada pelo Pew Research Center, cerca de 27% dos americanos já ouviram um podcast na vida. Outra pesquisa aponta que 15% dos americanos ouvem podcast semanalmente. Isso seria o equivalente a um público de 48 milhões de pessoas.
No Brasil, o podcast mais amplamente conhecido é o Nerdcast, do site Jovem Nerd. Criado em março de 2006, o Nerdcast conta com mais de 427 episódios e é sinônimo de sucesso comercial na podosfera brasileira, tendo anunciantes de peso em seus programas, além da venda de produtos próprios, como camisetas, canecas e até mesmo livros.
"Podcast não dá dinheiro como um vídeo do YouTube"
Conversei com Thiago Miro, criador do Mundopodcast e um membro ativo da podosfera brasileira sobre a atual posição da mídia no Brasil. Ele afirmou que a mídia não tem um público grande se comparada a outras. "Segundo os dados da PodPesquisa de vários podcasts que tive acesso, posso estimar que cerca de 85% das pessoas que ouvem podcast, ouvem o Nerdcast", diz.
Quando perguntado sobre a entrada de anunciantes, Thiago afirma que falta maturidade. "Pouquíssimos podcasters são bons vendedores como o Jovem Nerd, o Luciano Pires e a dupla Tato e Maury do WeRgeeks. Num âmbito geral, a mídia não está pronta para os anunciantes, já que há muito amadorismo na produção dos podcasts. E por amadorismo não falo em qualidade do produto e sim no tino comercial dos podcasters, não somos vendedores. Ninguém vive de podcast, ele apenas é uma vitrine para outras coisas que o podcaster produz, como uma loja, presença em eventos etc. Podcast em si não dá dinheiro como um vídeo no Youtube", diz.
Qual o tamanho da podosfera brasileira?
Em um esforço para mensurar o tamanho da podosfera brasileira, foi realizada a terceira edição da Podpesquisa, que atingiu impressionantes 16.197 respostas (contra 2.487 da edição de 2008). Dentre os resultados obtidos, posso ressaltar alguns muito interessantes:
- Em média, um ouvinte de podcast costuma assinar 5,5 podcasts diferentes
- O ouvinte de podcast gasta 8 horas semanais ouvindo seus programas favoritos
- Mais de 50% dos ouvintes já compraram (mais de uma vez) produtos indicados por podcasts
- 87% do público de podcasts é formado por homens;
A Podpesquisa 2014 foi dirigida por Léo Lopes (Radiofobia), Dudu Sales (Papo de Gordo), Gabriel Toledano (Aerocast) e Ronaldo "Racum" Ferreira, além de ser divulgada por centenas de podcasts participantes. Ouça o Metacast sobre os resultados obtidos e acesse a Podpesquisa 2014.
The post Podcast completa 10 anos de existência, mas mídia ainda sofre para se auto-sustentar no Brasil appeared first on youPIX.
Original Article: http://youpix.virgula.uol.com.br/podcast/10-anos-de-podcast/
Nenhum comentário:
Postar um comentário