E a internet continua contribuindo com ferramentas úteis pros eleitores escolherem os candidatos. Dessa vez é o site Eleição Transparente, criado pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), em parceria com o Google. A intenção do projeto é mostrar quais são os candidatos e partidos que solicitaram remoção de conteúdo em portais, redes sociais e ferramentas de busca.
O "Eleição Transparente" tem informações de vários conglomerados de comunicação como Folha de São Paulo, UOL, Zero Hora e outros. As próprias empresas podem colocar os processo na base de dados, depois de fazerem um cadastro.
O Facebook foi convidado a participar do projeto, mas negou interesse. "Queremos expor as tentativas de impedir o direito do eleitor de ter acesso à informação", afirma José Roberto de Toledo, presidente da Abraji, em entrevista para o IDGNOW.
O site ainda está em desenvolvimento e vai ganhar novos recursos, como ranking de quais empresas mais receberam ordens judiciais e quais partidos ou candidatos mais pediram remoção de conteúdo.
O projeto foi bancado pelo Google, que deu R$ 120 mil para o desenvolvimento da ferramenta. A intenção do Eleição Transparente é defender a liberdade de expressão e mostrar quem tenta censurar os veículos de comunicação.
A iniciativa é muito legal, por que direito ao acesso à informação é essencial pra liberdade na internet. Então, antes de votar, dá uma olhada lá se o seu candidato não tá tentando censurar algo!
Lembrando que há outras ferramentas pra te ajudar nessas eleições: os sites "Truco!" e "Preto no Branco", que checam informações ditas por políticos, e os apps "Acordei" e "Voto x Veto", para saber mais sobre os candidatos e suas propostas, respectivamente.
Via IDGNOW
The post "Eleição Transparente", o site que mostra quais candidatos tentaram censurar a internet appeared first on youPIX.
Original Article: http://youpix.virgula.uol.com.br/eleicoes-2/eleicao-transparente-o-site-que-mostra-quais-candidatos-solicitaram-remocao-de-conteudo-da-internet/
Nenhum comentário:
Postar um comentário