segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

#ExplicaPugli: começam a cair as máscaras das blogueiras de “fitness e saúde”

#ExplicaPugli: começam a cair as máscaras das blogueiras de "fitness e saúde"
youPIX

explicapugli-tabeladeprecos

 

A semana passada foi agitada pra blogueira de "saúde e malhação" Gabriela Pugliesi, do Tips4Life. A autora do site Cronista Amadora publicou dois longos posts sobre o que acabou batizado com a hashtag #explicapugli (que também dá nome à uma conta de no Instagram): críticas e denúncias ao fato de que Pugliesi faria posts pagos sem avisar (vide tabela de preços acima) e daria dicas de produtos que ela sequer teria experimentado.

A "caça à bruxa" está tão intensa, que Gabriela foi forçada a fazer um post em seu blog pra "esclarecer" alguns fatos, o que não foi suficiente pra apaziguar os ânimos da galera. No dia 30 de janeiro, durante um hangout em seu Youtube, Gabriela se viu afogada em um mar de perguntas sobre publis disfarçados e outras questões. Apesar de alguns comentários terem sido deletados, ainda dá pra ver um pouco do que foi a inquisição que a blogueira sofreu, é só clicar aqui.

A discussão levanta dois pontos:

1) a falta de ética de quem faz publicidade sem avisar, travestindo post pago de opinião pessoal. Isso é um tema tão importante, quanto batido, já que fazer propaganda velada é crime previsto pelo Código de Defesa do Consumidor e não há mais porque discutir sobre isso, apenas denunciar mesmo

2) o mais importante: a profusão de gente (aka "blogueiras de fitness e saúde") dando dicas de saúde e emagrecimento sem manjar do assunto e sem ter nenhuma credencial para isso.

 

Esse fato que por si só já é alarmante vem junto com um crescimento absurdo na cultura da magreza, que ~prosperou~ com a combinação de padrões de beleza + Instagram, rede social em que a ostentação corre solta — e que é exatamente uma das mais utilizadas por Pugliesi.

A gente já tinha falado neste post sobre como a magreza é glamurizada nessas redes e como essa cultura muitas vezes vem travestida de discurso de vida saudável. Mas há muita confusão entre o que é de fato um estilo de vida saudável e a magreza por distúrbios alimentares ou estilo de vida errado, e em que ponto uma coisa acaba virando a outra. Quem vê de fora não faz essa distinção, foca apenas no resultado.

Como falamos antes, sem acompanhamento adequado, essa obsessão pode levar ao hospital. No ano passado, a webcelebridade gaúcha Dai Dornelles morreu após ser internada com hepatite viral, doença que teria sido causada por uma anorexia nervosa. Dai exibia seu "estilo de vida" com fotos (e vários likes) no Instagram e não era nada diferente das instagrammers da malhação.

 

O youPIX foi um dos primeiros veículos a fazer um alerta sobre a onda da "barriga negativa" no Instagram e as questões importantes que a modinha levanta. Por conta do post (leia aqui), fomos procurados por assessores de Pugliesi que nos ameaçaram com processo e também xingados de gordos por fãs da blogueira. SOCORRO!

Ficamos felizes de ver que outros blogs e sites também estão empenhados em mostrar o qual problemática é a questão. É preciso ter responsabilidade ao lidar com um assunto tão delicado quanto a saúde de outras pessoas. É bem perigoso sair por aí indicando produtos para emagrecer ou bombar ou qualquer coisa do gênero… principalmente se estamos sendo pagos pra tal. Da mesma maneira que também é perigoso sair comprando e usando qualquer coisa indicada na internet.

A gente não é contra vida saudável ou as blogueiras em questão, não. Mas é a favor de transparência, dos profissionais da saúde e de chocolate. <3

 

explicapugli-responsa

The post #ExplicaPugli: começam a cair as máscaras das blogueiras de "fitness e saúde" appeared first on youPIX.



Original Article: http://www.youpix.com.br/fights/explica-pugli/

Nenhum comentário:

Postar um comentário